EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA

A ATUAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40866

Resumo

Este artigo discute a atuação do Conselho Nacional de Educação (CNE) durante a pandemia de coronavírus, em 2020 e 2021. O objetivo foi analisar se as ações do CNE convergiram para a legislação vigente no que concerne às especificidades da Educação Infantil. Ademais, o estudo problematiza questões relativas à ética na relação com as crianças, à organização de espaços, tempos e materiais no contexto educativo e às ações dos(as) educadores(as), de modo a promover uma reflexão crítica acerca dos possíveis inéditos viáveis para as creches e pré-escolas após a retomada do atendimento presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, cujo procedimento metodológico é a análise documental. A análise foi inspirada no método de Análise de Conteúdo, proposto por Laurence Bardin, com a técnica Análise Categorial. Conclui-se que as contradições nos Pareceres emitidos pela instituição podem ter contribuído para o fortalecimento de práticas pedagógicas que se afastam da legislação educacional atual, o que evidencia as fragilidades quanto à concepção de criança e aos princípios que norteiam a Educação Infantil. Destarte, é preciso que os(as) educadores(as) exercitem a práxis nas instituições e em relação às políticas públicas, visando à construção coletiva de uma educação como prática da liberdade.

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Biografia do Autor

Michele Matos de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). No momento está cursando Mestrado em Educação na linha Formação docente e proficcionalidade pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, além de ser membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidades e Educação (GEPIDE). Lecionou como professora de Ensino Fundamental l na rede municipal de Riberião Pires entre 2000 e 2002. Trabalha na rede municipal de Santo André desde 2002, sendo que atuou como assistente pedagógica entre 2009 e 2012, realizando formações junto ao corpo docente. Atualmente leciona como professora em uma creche da rede. 

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS). Atua nos seguintes temas: educação infantil, epistemologia freiriana, relações de gênero, relações étnico-raciais, formação docente

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Souza, M. M. de, & Silva, M. R. P. da. (2023). EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA : A ATUAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40866

Edição

Seção

Artigos