EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA
A ATUAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40866Resumo
Este artigo discute a atuação do Conselho Nacional de Educação (CNE) durante a pandemia de coronavírus, em 2020 e 2021. O objetivo foi analisar se as ações do CNE convergiram para a legislação vigente no que concerne às especificidades da Educação Infantil. Ademais, o estudo problematiza questões relativas à ética na relação com as crianças, à organização de espaços, tempos e materiais no contexto educativo e às ações dos(as) educadores(as), de modo a promover uma reflexão crítica acerca dos possíveis inéditos viáveis para as creches e pré-escolas após a retomada do atendimento presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, cujo procedimento metodológico é a análise documental. A análise foi inspirada no método de Análise de Conteúdo, proposto por Laurence Bardin, com a técnica Análise Categorial. Conclui-se que as contradições nos Pareceres emitidos pela instituição podem ter contribuído para o fortalecimento de práticas pedagógicas que se afastam da legislação educacional atual, o que evidencia as fragilidades quanto à concepção de criança e aos princípios que norteiam a Educação Infantil. Destarte, é preciso que os(as) educadores(as) exercitem a práxis nas instituições e em relação às políticas públicas, visando à construção coletiva de uma educação como prática da liberdade.
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