ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

RECENTE EXPANSÃO E SEUS GANHADORES

Autores

  • Lorena Passos de Souza UEFS
  • Luana Passos UFOB
  • Rosilda Arruda Ferreira UFRB

Resumo

Este artigo objetiva averiguar os avanços quantitativos na Educação Superior e os possíveis ganhadores do processo. Para tanto, acessa-se a metodologia de análise descritiva dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), no interregno entre 2005-2015. Os achados apontam para uma taxa de crescimento total de cerca de 50%, o que representa um aumento de 2,4 milhões de estudantes nesse nível. Os ganhadores do processo devido a ampliação de acesso foram os pretos, os pardos e os indígenas, os pobres, as mulheres e os moradores das regiões menos desenvolvidas que tiveram sua presença alargada nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Passos de Souza, UEFS

Bióloga Licenciada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018) e mestra em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2022). Atualmente faz Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais na Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS). Atuou como bolsista no Programa Mais Educação da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, e do Programa Institucional Bolsa de Iniciação a docência. Tem experiência na área de Educação e Biologia Geral, com ênfase em Recursos genéticos.

Luana Passos, UFOB

Luana Passos é professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia e professora no PPGE/UFF. Doutora (2015-2018) e Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Fez estágio pós-doutoral em demografia no Cedeplar/ UFMG (2018-2019), no PPGCC/UFMG (2020-2021) e no PPGE/UFF (2020-2021). No âmbito das atividades de pesquisa, tem atuado nas temáticas: Impactos das políticas de transferência de renda condicionada; Economia Feminista; Economia dos cuidados; Desigualdades de gênero no trabalho produtivo e reprodutivo; Heterogeneidade das mulheres na interseccionalidade de gênero, raça e classe; Impactos distributivos da tributação e do gasto social; entre outras.

Rosilda Arruda Ferreira, UFRB

Possui graduação em Pedagogia (1983) e Mestrado em Sociologia (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Foi professora da UFPE (maio/1989 a janeiro/2010) e da UFBA (fevereiro/2010 e fevereiro/2013). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade (GEINTER). Na UFBA foi Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Assessora da Pró-Reitoria e Pró-Reitora. Atuou como Coordenadora da equipe de pesquisadores da UFBA junto à Rede Ibero-Americana de Investigação em Política Educativa (RIAIPE3), desenvolvendo o Projeto "Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior", financiado pela Comissão Europeia (dezembro/2011 a dezembro/2013). Tem trabalhos publicados nas áreas de educação, sociologia e metodologia científica. Desenvolve atividades nos campos da gestão, política e planejamento educacional; avaliação educacional e projetos sociais. As temáticas em que vem trabalhando focalizam os seguintes aspectos: educação superior; avaliação educacional; gestão da educação; construção de indicadores de qualidade em educação; epistemologia, sociologia da educação e sociologia do conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Passos de Souza, L., Passos, L., & Arruda Ferreira, R. . (2023). ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: RECENTE EXPANSÃO E SEUS GANHADORES . Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40630

Edição

Seção

Artigos