ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

RECENTE EXPANSÃO E SEUS GANHADORES

Authors

  • Lorena Passos de Souza UEFS
  • Luana Passos UFOB
  • Rosilda Arruda Ferreira UFRB

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40630

Abstract

This article aims to investigate the quantitative advances in higher education and the possible winners of the process, as well as the perspectives for this level of education. For this purpose, the methodology of descriptive analysis of data from the National Household Sample Survey (Pnad) is accessed, in the interregnum between 2005-2015. The findings point to a total growth rate of around 50%, which represents an increase of 2.4 million students at that level. The winners of the process were the blacks, browns and indigenous, the poor, the women and the residents of the less developed regions that had their presence expanded in this space.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Passos de Souza, UEFS

Bióloga Licenciada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018) e mestra em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2022). Atualmente faz Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais na Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS). Atuou como bolsista no Programa Mais Educação da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, e do Programa Institucional Bolsa de Iniciação a docência. Tem experiência na área de Educação e Biologia Geral, com ênfase em Recursos genéticos.

Luana Passos, UFOB

Luana Passos é professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia e professora no PPGE/UFF. Doutora (2015-2018) e Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Fez estágio pós-doutoral em demografia no Cedeplar/ UFMG (2018-2019), no PPGCC/UFMG (2020-2021) e no PPGE/UFF (2020-2021). No âmbito das atividades de pesquisa, tem atuado nas temáticas: Impactos das políticas de transferência de renda condicionada; Economia Feminista; Economia dos cuidados; Desigualdades de gênero no trabalho produtivo e reprodutivo; Heterogeneidade das mulheres na interseccionalidade de gênero, raça e classe; Impactos distributivos da tributação e do gasto social; entre outras.

Rosilda Arruda Ferreira, UFRB

Possui graduação em Pedagogia (1983) e Mestrado em Sociologia (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Foi professora da UFPE (maio/1989 a janeiro/2010) e da UFBA (fevereiro/2010 e fevereiro/2013). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade (GEINTER). Na UFBA foi Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Assessora da Pró-Reitoria e Pró-Reitora. Atuou como Coordenadora da equipe de pesquisadores da UFBA junto à Rede Ibero-Americana de Investigação em Política Educativa (RIAIPE3), desenvolvendo o Projeto "Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior", financiado pela Comissão Europeia (dezembro/2011 a dezembro/2013). Tem trabalhos publicados nas áreas de educação, sociologia e metodologia científica. Desenvolve atividades nos campos da gestão, política e planejamento educacional; avaliação educacional e projetos sociais. As temáticas em que vem trabalhando focalizam os seguintes aspectos: educação superior; avaliação educacional; gestão da educação; construção de indicadores de qualidade em educação; epistemologia, sociologia da educação e sociologia do conhecimento.

Published

2023-09-22

How to Cite

Passos de Souza, L., Passos, L., & Arruda Ferreira, R. . (2023). ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: RECENTE EXPANSÃO E SEUS GANHADORES . Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40630