INDO ÀS RUAS PARA EDUCAR
EXTENSÃO, EDUCADORES SOCIAIS E UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40520Resumo
Este artigo tem como objetivo notar a importância da Extensão Universitária às comunidades em situação de vulnerabilidade social no Leste Fluminense. Desse modo, o presente material constitui-se na articulação entre uma discussão teórica sobre Pedagogia Social e um relato de experiência, utilizando como exemplo os educadores sociais da Missão Católica Discípulos de Assis – projeto religioso socioeducativo que articulava ações em diversos setores institucionais – e seu trabalho com a população em situação de rua do município de Niterói, no Rio de Janeiro. A metodologia usada para a observação de campo baseia-se numa releitura da fenomenologia do filósofo Edmund Husserl (1975), a qual possibilita a descrição do objeto de pesquisa em três componentes de análise, a saber: noema, noese e variação eidética. A partir dos dados, busca-se uma breve articulação dos conceitos da Pedagogia da Hospitalidade, de Isabel Baptista (2005; 2008), com os elementos observados ao longo da experiência dos educadores sociais de diversos campos do conhecimento que realizam práticas de educação social no referido projeto, possibilitando, assim, um diálogo a respeito das práticas socioeducativas que se desenvolveram a partir dos conceitos de hospitalidade, convivência, diálogo e solidariedade estabelecidos entre os educadores e os educandos em situação de vulnerabilidade social.
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