INDO ÀS RUAS PARA EDUCAR

EXTENSÃO, EDUCADORES SOCIAIS E UNIVERSIDADE

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo notar a importância da Extensão Universitária às comunidades em situação de vulnerabilidade social no Leste Fluminense. Desse modo, o presente material constitui-se na articulação entre uma discussão teórica sobre Pedagogia Social e um relato de experiência, utilizando como exemplo os educadores sociais da Missão Católica Discípulos de Assis – projeto religioso socioeducativo que articulava ações em diversos setores institucionais – e seu trabalho com a população em situação de rua do município de Niterói, no Rio de Janeiro. A metodologia usada para a observação de campo baseia-se numa releitura da fenomenologia do filósofo Edmund Husserl (1975), a qual possibilita a descrição do objeto de pesquisa em três componentes de análise, a saber: noema, noese e variação eidética. A partir dos dados, busca-se uma breve articulação dos conceitos da Pedagogia da Hospitalidade, de Isabel Baptista (2005; 2008), com os elementos observados ao longo da experiência dos educadores sociais de diversos campos do conhecimento que realizam práticas de educação social no referido projeto, possibilitando, assim, um diálogo a respeito das práticas socioeducativas que se desenvolveram a partir dos conceitos de hospitalidade, convivência, diálogo e solidariedade estabelecidos entre os educadores e os educandos em situação de vulnerabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipi José da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Licenciando em Letras - Português/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Membro do grupo de Extensão e Pesquisa Fora da Sala de Aula - FFP e membro voluntário do grupo Troca de Experiências em Ações Extensionistas na Região de São Gonçalo - TEAR. Revisor do Caderno JENEPS - UERJ. Fui idealizador e coordenador voluntário do Pré-vestibular Social da Juventude em São Gonçalo - RJ e apresentador do Dossiê Educação no podcast AçãoComuniCast da Ação Comunitária - Unilasalle - RJ.

Alan Navarro Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-graduando em Educação e Novas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado em História pela FFP/UERJ. É membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula desde 2019, sendo bolsista até 2021. No grupo, promoveu investigações sobre extensão universitária e formação docente inicial e continuada. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o uso dos dispositivos digitais em práticas educativas não escolares.

Débora Simeão Ortman Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Graduanda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Bacharelanda em Teologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Ex-bolsista CAPES (UERJ/FFP) pelo Programa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Doutor Adino Xavier. Bolsista extensionista e membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP).

Arthur Vianna Ferreira , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Socials) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Coordenador do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino Fora da Sala de Aula - UERJ/FFP.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Silva, F. J. da ., Navarro Fernandes, A., Simeão Ortman Pereira, D., & Vianna Ferreira , A. (2023). INDO ÀS RUAS PARA EDUCAR : EXTENSÃO, EDUCADORES SOCIAIS E UNIVERSIDADE. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40520

Edição

Seção

Artigos