MAGISTÉRIO E O FEMININO NOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS (1858-1886)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40442Resumo
O presente artigo apresenta um panorama geral sobre a formação de professores entre 1858 e 1886, visando analisar o discurso sobre a trajetória de formação da mulher professora presente nos relatórios dos presidentes da província de Goiás, no período imperial. O período de delimitação do trabalho foi entre 1858, ano de criação da Escola Normal, e 1886, ano da sua extinção. A metodologia adotada consiste na pesquisa bibliográfica de autores como Bretas (1991), Canezin e Loureiro (1994), Primitivo (1940), dentre outros, e análise documental dos relatórios de presidentes da província goiana. A instrução pública primária no século XIX, na província de Goiás, foi marcada por muitas incertezas e desafios apresentados nos relatórios dos presidentes de província, que detalhavam como razão para a precária situação da Escola Normal, a falta de matrículas, a ausência de legislações que permitissem seu crescimento e instalação, repasse insuficiente de recursos financeiros por parte do governo central.
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