TEMPO E DESENVOLVIMENTO:

FACETAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo pretende uma revisão de legislação que permita compreender e analisar a evolução das garantias legais para a etapa da educação infantil, com enfoque na educação integral e no atendimento em tempo integral neste nível de ensino. Através de um recorte temporal orientado pelas principais legislações nesta área, analisar também a produção científica em programas de pós-graduação em educação brasileiros indexados na BDTD, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O intervalo pesquisado compreende os 05 anos anteriores à promulgação da Emenda constitucional 59/2009 até 05 anos após a promulgação da Lei 12.796/2013, período de mudanças importantes em relação à etapa da educação infantil na legislação e nos direitos das crianças pequenas. Para essa busca, utilizaram-se os termos educação infantil and integral (com operador booleano and para integrar os dois temas), buscando discussões sobre jornada e desenvolvimento das crianças mesmo que inter-relacionadas a outras temáticas. Organizaram-se os resultados entre essas duas temáticas e verificou-se sobre quais relações se produziu mais no campo da educação. O artigo inclui breve histórico de iniciativas brasileiras de educação integral em tempo integral e discussões atuais sobre as temáticas. Como conclusão, a análise do quantitativo da produção científica, a qual demonstra aumento do interesse pelo tema e a necessidade de mais discussões sobre educação integral e atendimento em tempo integral na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Cristina Biondo Martins, UNESP

Gisele Cristina Biondo Martins, possui graduação em Pedagogia, Artes Visuais e em Letras, pós-graduação lato sensu em Psicomotricidade, Gestão do Trabalho Pedagógico: supervisão e orientação, Educação Especial com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Desde 2022, é aluna de mestrado acadêmico na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto de Biociências – Campus de Rio Claro SP, na linha de pesquisa “Políticas, gestão educacional e o formação humana”. É participante do GREPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), seção UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Administração Educacional. Atua na área desde 2003 quando atuou como estagiária de Pedagogia no Projeto Centro Sol na cidade de Americana.  De 2004 a 2017, lecionou nas cidades de Sumaré e Paulínia para a Educação Infantil e desde 2018, após aprovação em concurso público, tem atuado como Diretora de Unidade Escolar no município de Paulínia/SP.  Atualmente é diretora de unidade escolar de uma escola de educação infantil em que atende em período parcial e integral na cidade de Paulínia

Raquel Fontes Borghi, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquista Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. É membro da equipe editorial da Revista Educação Teoria e Prática. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UNESP/Rio Claro (2017-2020). Coordena o GREPPE-Rio Claro (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional- seção Rio Claro) e é pesquisadora da Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra entidades acadêmicas e cientificas como a ANPED e ANPAE.

Livre-docência, obtida em 2022, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. através do trabalho com o Título: Que educação é pública? uma questão em disputa.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Martins, G. C. B., & Borghi, R. F. . (2023). TEMPO E DESENVOLVIMENTO: : FACETAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40435

Edição

Seção

Artigos