TEMPO E DESENVOLVIMENTO:

FACETAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40435

Abstract

Este artigo pretende uma revisão de legislação que permita compreender e analisar a evolução das garantias legais para a etapa da educação infantil, com enfoque na educação integral e no atendimento em tempo integral neste nível de ensino. Através de um recorte temporal orientado pelas principais legislações nesta área, analisar também a produção científica em programas de pós-graduação em educação brasileiros indexados na BDTD, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O intervalo pesquisado compreende os 05 anos anteriores à promulgação da Emenda constitucional 59/2009 até 05 anos após a promulgação da Lei 12.796/2013, período de mudanças importantes em relação à etapa da educação infantil na legislação e nos direitos das crianças pequenas. Para essa busca, utilizaram-se os termos educação infantil and integral (com operador booleano and para integrar os dois temas), buscando discussões sobre jornada e desenvolvimento das crianças mesmo que inter-relacionadas a outras temáticas. Organizaram-se os resultados entre essas duas temáticas e verificou-se sobre quais relações se produziu mais no campo da educação. O artigo inclui breve histórico de iniciativas brasileiras de educação integral em tempo integral e discussões atuais sobre as temáticas. Como conclusão, a análise do quantitativo da produção científica, a qual demonstra aumento do interesse pelo tema e a necessidade de mais discussões sobre educação integral e atendimento em tempo integral na educação infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gisele Cristina Biondo Martins, UNESP

Gisele Cristina Biondo Martins, possui graduação em Pedagogia, Artes Visuais e em Letras, pós-graduação lato sensu em Psicomotricidade, Gestão do Trabalho Pedagógico: supervisão e orientação, Educação Especial com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Desde 2022, é aluna de mestrado acadêmico na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto de Biociências – Campus de Rio Claro SP, na linha de pesquisa “Políticas, gestão educacional e o formação humana”. É participante do GREPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), seção UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Administração Educacional. Atua na área desde 2003 quando atuou como estagiária de Pedagogia no Projeto Centro Sol na cidade de Americana.  De 2004 a 2017, lecionou nas cidades de Sumaré e Paulínia para a Educação Infantil e desde 2018, após aprovação em concurso público, tem atuado como Diretora de Unidade Escolar no município de Paulínia/SP.  Atualmente é diretora de unidade escolar de uma escola de educação infantil em que atende em período parcial e integral na cidade de Paulínia

Raquel Fontes Borghi, UNESP - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquista Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). É professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. É membro da equipe editorial da Revista Educação Teoria e Prática. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UNESP/Rio Claro (2017-2020). Coordena o GREPPE-Rio Claro (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional- seção Rio Claro) e é pesquisadora da Rede de Latino Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação. (RELAAPE/https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br ). Integra entidades acadêmicas e cientificas como a ANPED e ANPAE.

Livre-docência, obtida em 2022, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. através do trabalho com o Título: Que educação é pública? uma questão em disputa.

Published

2023-09-18

How to Cite

Martins, G. C. B., & Borghi, R. F. . (2023). TEMPO E DESENVOLVIMENTO: : FACETAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40435