MANUAIS ESCOLARES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANGOLA E A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE

Autores

Resumo

Angola esteve sob a égide do colonialismo português até 1975, após 14 anos de guerra e vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que tinha inspiração no pensamento marxista-leninista. O elevado número de analfabetos do país era uma preocupação entre os “camaradas” do movimento. Diante disso, observaram a necessidade de produção de materiais didáticos direcionados ao ensino de leitura e escrita, bem como de formação pedagógica para os alfabetizadores, condizentes com os princípios de uma alfabetização conscientizadora. Logo, o objetivo deste artigo é analisar os manuais escolares de alfabetização de adultos, de Angola, tendo como objeto de estudo o Manual de Alfabetização e o Guia do Alfabetizador da coletânea A vitória é certa, observando as influências do pensamento freireano nesses materiais. Esses livros foram organizados e produzidos por integrantes e militantes do Centro de Estudos Africanos (CEA) e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), nos anos de 1960, sendo reeditados nos anos seguintes, nos períodos pré e pós-independência. O trabalho se ancorou numa pesquisa documental e bibliográfica, cuja documentação foi inventariada no Acervo Digital da Associação Tchiweka de Documentação, de Angola, e na Biblioteca digital das Memórias de África e do Oriente, da Universidade de Aveiro, Fundação Portugal-África. O estudo bibliográfico baseou-se, especialmente nas obras de Paulo Freire e de pesquisadores/as da história política e educacional de países africanos. A análise empreendida confirmou as influências de Freire na proposta de alfabetização angolana, sobretudo no Guia do Alfabetizador, como um material que objetivava uma alfabetização consciente e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas de Gerais (UFMG). Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da UFMG.

Juliano Guerra Rocha , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto da área de alfabetização, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Maciel, F. I. P., & Rocha , J. G. (2023). MANUAIS ESCOLARES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANGOLA E A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 28(1), e28008. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40333

Edição

Seção

Artigos