MANUAIS ESCOLARES PARA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM ANGOLA E A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40333Resumen
Angola esteve sob a égide do colonialismo português até 1975, após 14 anos de guerra e vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que tinha inspiração no pensamento marxista-leninista. O elevado número de analfabetos do país era uma preocupação entre os “camaradas” do movimento. Diante disso, observaram a necessidade de produção de materiais didáticos direcionados ao ensino de leitura e escrita, bem como de formação pedagógica para os alfabetizadores, condizentes com os princípios de uma alfabetização conscientizadora. Logo, o objetivo deste artigo é analisar os manuais escolares de alfabetização de adultos, de Angola, tendo como objeto de estudo o Manual de Alfabetização e o Guia do Alfabetizador da coletânea A vitória é certa, observando as influências do pensamento freireano nesses materiais. Esses livros foram organizados e produzidos por integrantes e militantes do Centro de Estudos Africanos (CEA) e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), nos anos de 1960, sendo reeditados nos anos seguintes, nos períodos pré e pós-independência. O trabalho se ancorou numa pesquisa documental e bibliográfica, cuja documentação foi inventariada no Acervo Digital da Associação Tchiweka de Documentação, de Angola, e na Biblioteca digital das Memórias de África e do Oriente, da Universidade de Aveiro, Fundação Portugal-África. O estudo bibliográfico baseou-se, especialmente nas obras de Paulo Freire e de pesquisadores/as da história política e educacional de países africanos. A análise empreendida confirmou as influências de Freire na proposta de alfabetização angolana, sobretudo no Guia do Alfabetizador, como um material que objetivava uma alfabetização consciente e emancipatória.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.