EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DISSERTAÇÕES DO PROFHISTÓRIA - SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39718Resumo
Este artigo parte do seguinte questionamento: quais são as contribuições das dissertações e das dimensões propositivas do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) defendidas em Santa Catarina entre 2016 e 2021 para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas? O objetivo desse artigo é mapear as dissertações do ProfHistória defendidas em Santa Catarina entre 2016 e 2021, que trabalham com a Educação para as Relações Étnico-Raciais e do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia é de estado de conhecimento que pretende realizar a reflexão e síntese sobre a produção cientifica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo (MOROSINI, FERNANDES, 2014). Foram coletadas no portal eduCAPES as dissertações que trabalham com a referida temática. Utilizou-se para a pesquisa os descritores “Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”; “Lei 10.639/2003”; “Relações Étnico-Raciais”; “Educação antirracista” e “Movimento Negro”. Os resultados apontam que de um total de 40 dissertações defendidas no PROFHISTÓRIA da UFSC, no período de 2016 a 2021, cinco abordam o tema pesquisado, representando 12,5%. No PROFHISTÓRIA da UDESC, das 43 dissertações defendidas no mesmo período, sete abordam essa temática, representando 16,28%. Apesar de quantitativamente parecer um número pouco expressivo de dissertações, elas trazem contribuições relevantes para a visibilização do tema, contribuindo na formação continuada dos professores e proporcionando a divulgação e utilização de materiais didáticos nas aulas de História.
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