EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DISSERTAÇÕES DO PROFHISTÓRIA - SANTA CATARINA

Autores

Resumo

Este artigo parte do seguinte questionamento: quais são as contribuições das dissertações e das dimensões propositivas do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) defendidas em Santa Catarina entre 2016 e 2021 para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas? O objetivo desse artigo é mapear as dissertações do ProfHistória defendidas em Santa Catarina entre 2016 e 2021, que trabalham com a Educação para as Relações Étnico-Raciais e do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia é de estado de conhecimento que pretende realizar a reflexão e síntese sobre a produção cientifica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo (MOROSINI, FERNANDES, 2014). Foram coletadas no portal eduCAPES as dissertações que trabalham com a referida temática. Utilizou-se para a pesquisa os descritores “Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”; “Lei 10.639/2003”; “Relações Étnico-Raciais”; “Educação antirracista” e “Movimento Negro”. Os resultados apontam que de um total de 40 dissertações defendidas no PROFHISTÓRIA da UFSC, no período de 2016 a 2021, cinco abordam o tema pesquisado, representando 12,5%. No PROFHISTÓRIA da UDESC, das 43 dissertações defendidas no mesmo período, sete abordam essa temática, representando 16,28%. Apesar de quantitativamente parecer um número pouco expressivo de dissertações, elas trazem contribuições relevantes para a visibilização do tema, contribuindo na formação continuada dos professores e proporcionando a divulgação e utilização de materiais didáticos nas aulas de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Letícia Stiehler Machado, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI/FURB). Licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Rodrigues, C. R., & Machado, L. S. (2023). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DISSERTAÇÕES DO PROFHISTÓRIA - SANTA CATARINA. Educação Em Foco, 28(1), e28009. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39718

Edição

Seção

Artigos