O PROCESSO FORMATIVO VIA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFAR

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino profissionalizante via pedagogia da alternância realizado pelas Escolas Famílias Agrícolas – EFAs. Para tanto, refletimos a relação entre o ensino tecnicista e a formação via pedagogia da alternância na formação profissional do jovem. A análise focaliza nas contribuições, tensões e contradições destas práticas de ensino na perspectiva da relação escola e trabalho. Os dados são oriundos da pesquisa de Mestrado, em andamento, intitulada “Processos formativos via alternância: egressos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR”. O estudo tem base no método materialismo histórico-dialético. O processo de análise ocorreu por meio da entrevista com seis egressos da EFAR. A discussão parte da seguinte problemática: o ensino profissionalizante, via alternância das EFAs, favorece a emancipação ou a subordinação na inserção socioprofissional do jovem camponês? Os resultados apontam que a pedagogia da alternância atua na contramão do tecnicismo, sustentado pelo princípio da organização social dos movimentos sociais da luta pela/na terra, as EFAs realizam um processo formativo na perspectiva da educação e trabalho de forma humanizadora de emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira Alves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Técnico em Agropecuária formado pela Escola Família Agrícola - EFAR, no ano de 2005;Graduado em educação física pela Unigran capital em 2014, pós graduado em educação física escolar pela Faveni em 2017 e educação do campo pela Faveni em 2022, mestrando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021-2022. Professor da rede pública de Campo Grande -MS, lotado na Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira, desde 2016.

Celia Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em pedagogia, Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Doutora em educação pela UFMS. Professora da UFMS lotada na faed, atua como docente no curso de educação do campo-LeduCampo, na área de pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. 

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Alves, R. P., & Piatti, C. B. (2023). O PROCESSO FORMATIVO VIA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFAR. Educação Em Foco, 28(1), e28010. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39349

Edição

Seção

Artigos