O PROCESSO FORMATIVO VIA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39349

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino profissionalizante via pedagogia da alternância realizado pelas Escolas Famílias Agrícolas – EFAs. Para tanto, refletimos a relação entre o ensino tecnicista e a formação via pedagogia da alternância na formação profissional do jovem. A análise focaliza nas contribuições, tensões e contradições destas práticas de ensino na perspectiva da relação escola e trabalho. Os dados são oriundos da pesquisa de Mestrado, em andamento, intitulada “Processos formativos via alternância: egressos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR”. O estudo tem base no método materialismo histórico-dialético. O processo de análise ocorreu por meio da entrevista com seis egressos da EFAR. A discussão parte da seguinte problemática: o ensino profissionalizante, via alternância das EFAs, favorece a emancipação ou a subordinação na inserção socioprofissional do jovem camponês? Os resultados apontam que a pedagogia da alternância atua na contramão do tecnicismo, sustentado pelo princípio da organização social dos movimentos sociais da luta pela/na terra, as EFAs realizam um processo formativo na perspectiva da educação e trabalho de forma humanizadora de emancipação humana.

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Biografía del autor/a

Ricardo Pereira Alves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Técnico Agrícola egresado de la Escola Família Agrícola - EFAR, en 2005; Graduado en educación física por la Unigran capital en 2014, posgrado en educación física escolar por Faveni en 2017 y educación de campo por Faveni en 2022, estudiante de Maestría en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sur, 2021-2022. Profesor de la red pública de Campo Grande-MS, actuando en la Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira, desde 2016.

 

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em pedagogia, Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Doutora em educação pela UFMS. Professora da UFMS lotada na faed, atua como docente no curso de educação do campo-LeduCampo, na área de pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. 

Publicado

2023-05-24

Cómo citar

Alves, R. P., & Piatti, C. B. (2023). O PROCESSO FORMATIVO VIA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA – EFAR. Educação Em Foco, 28(1), e28010. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39349