A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39180

Resumo

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/1996 (LDB), a Educação Infantil passa a ser direito das crianças de 0 a 6 anos, o que a torna obrigatória e parte da Educação Básica. Essa condição mobiliza a produção de documentos oficiais normativos e orientadores para a Educação Infantil. Em geral, essas produções propõem que a organização curricular não seja disciplinar. Por outro lado, a LDB afirma a Educação Física como componente curricular obrigatório da educação básica, o que nos faz questionar de que forma a Educação Física se relaciona com a Educação Infantil. O presente estudo buscou problematizar essa relação nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil (2013) de Campinas. Para tanto, realizamos uma análise pós-estrutural de currículo, proposta por Cherryholmes. Os resultados obtidos indicam que embora a Educação Física não conste no documento, há presença de saberes a ela atribuídos como as brincadeiras, tomadas como linguagens do corpo infantil, o que nos incita a afirmar a importância das pedagogas contarem em suas formações com o debate da Educação Física na área das linguagens.

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Biografia do Autor

Maísa Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição pela qual é formada em Educação Física. É doutoranda em Educação Física (área de concentração Educação Física e Sociedade) na mesma instituição. Atualmente é professora da Rede Municipal de Campo Limpo Paulista. Participa do grupo de pesquisas Transgressão - FEF/ UNICAMP e Margem - FEF/UNICAMP. Ênfase em estudos na área de Educação Física Escolar e Currículo Cultural.

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas

É Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA. É líder do Transgressão: grupo aberto de estudos, pesquisas e práticas de Educação Física escolar; Co-líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FE-USP/CNPq. Membro do Laboratório MARGEM - FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisas Educação do Corpo - FEF/Unicamp. Atua nos seguintes temas: educação física escolar; didática; metodologia de Educação Física; currículo; formação de professor; estudos culturais; estudos foucaultianos.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ferreira, M., & Nunes, M. L. F. (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINAS. Educação Em Foco, 27(1), 27056. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.39180

Edição

Seção

Artigos