ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

TRILHAS DE UMA ESTUDANTE-ESTAGIÁRIA EM MÚSICA

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar sobre trilhas formativas de construção da docência, por uma estudante que teve seu estágio supervisionado desenvolvido no modo remoto devido o contexto estabelecido pela pandemia da COVID-19. O texto apresenta produções sobre o estágio supervisionado, sobre o conceito de experiência formativa e sobre a construção da docência, processos em movimento na formação de professores. São tempos formativos que, misturados, rompem, integram e modificam a formação acadêmico-profissional da estudante-estagiária. A metodologia tem por base a pesquisa (auto)biográfica com o recorte, neste artigo, na compreensão analítica de uma entrevista narrativa. A docência-estagiária apresenta-se nas experiências da estudante com temporalidades formativas que compõem outras configurações no processo de tornar-se professor, sobretudo, pelo tempo que se desenrolou. A partir da narrativa apresentada, destacam-se desafios da estudante-estagiária, os quais sugerem mudança de postura, adaptação, organização de espaço e de tempo ao produzirem-se aulas de música para o estágio supervisionado de modo on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Nogueira de Abreu, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Possui Graduação - Licenciatura Plena em Musica Pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), Pós Graduação - Lato Sensu em Educação Musical na Educação Básica (2011), Mestrado Acadêmico em Educação Musical Pela mesma Universidade - PPGMUS/UFRN - Stricto Sensu (2015) . Doutorando em Educação/PPGE - pela Universidade Federal de Santa Maria/RS - Stricto Sensu (2018). Atualmente é Professor Titular da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, escola de educação básica em Natal-RN; Foi Professor substituto na EMUFRN - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017-2018). Integrante do Grupo de Pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, desde 2018. Atua principalmente nos seguintes áreas: Educação Musical, metodologia de ensino, planejamento, PIBID,  Estágio Supervisionado, Formação de Professores. 

Cláudia Ribeiro Bellochio , Universidade Federal de Santa Maria/RS

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL). Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, educação, pedagogia e canto coral.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Abreu, W. N. de, & Bellochio , C. R. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRILHAS DE UMA ESTUDANTE-ESTAGIÁRIA EM MÚSICA. Educação Em Foco, 27(1), 27055. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39101

Edição

Seção

Artigos