PERSPECTIVAS E ANSEIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM ENSINO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DIALÓGICA

Autores

Resumo

O atual cenário da Educação Brasileira apresenta alunos desinteressados, muitas vezes desmotivados e apáticos durante as aulas. Diante dessas problemáticas a presente pesquisa, tem como objetivo diagnosticar alavancas de rejeição que, possivelmente, impedem os alunos de desenvolver habilidades de interação que favoreçam o aprendizado. Para nortear o trabalho, foi aplicado um questionário, contendo seis questões fechadas, para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas. O procedimento teórico discorrido sobre a luz de David Ausubel enfatizando a aprendizagem significativa e Mickhail Bakhtin retratando a filosofia da linguagem, trabalhando os princípios da polifonia. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa considerando as teorias como aporte, possibilitando a compreensão e interpretação de fatores que possam interferir no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A análise qualitativa do questionário apontou para a necessidade de estimular, motivar e incluir, ações recorrentes na vida desses espectadores e que possam saber ouvi-los e poder construir de forma coletiva uma aprendizagem significativa. Por fim, entendemos que a prática docente deverá assumir um papel em que o diálogo permita que todos os sujeitos envolvidos possam questionar suas próprias posições, respeitando o grau de criticidade de cada um, bem como o entendimento e a compreensão no mundo em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Louis Landim Vilela, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor da Educação Básica, pública e privada.

Anderson Claiton Ferraz, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Pós-Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação/Doutor em Energia (UFABC). Professor permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Vilela, J. L. L., Ferraz, A. C., & Junger, A. P. (2023). PERSPECTIVAS E ANSEIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ENSINO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DIALÓGICA. Educação Em Foco, 28(1), e28002. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39066

Edição

Seção

Artigos