ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

Resumo

Neste texto, o objetivo principal é analisar narrativas de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) de dois câmpus de Institutos Federais, localizados no sul do Brasil, sobre o trabalho pedagógico realizado na modalidade remota. Assumimos como campos teóricos para o presente artigo os estudos acerca do Ensino Médio Integrado e da formação humana integral. A análise de conteúdo foi utilizada como recurso metodológico para análise dos excertos apresentados. O estudo mapeia duas categorias analíticas, a saber: pressão por desempenho e falta de motivação. Tais categorias indicam desafios acerca do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na formação das juventudes que precisa considerar diferentes dimensões formativas favorecendo o engajamento e a integração entre os diferentes saberes. Ao final, conclui-se que, no contexto analisado, a aprendizagem foi resumida a um conjunto de conteúdos isolados, o que se opõe ao processo de integração proposto na criação dos Institutos Federais como construção coletiva a ser desenvolvida no cotidiano das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia atuando no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/CNPq).

Maria Raquel Caetano , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013)na linha de Gestão e Politicas Educacionais.Pesquisa as relações entre o público e o privado na educação, gestão educacional e escolar e formação de professores na educação básica e profissional.Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Docente na educação básica, graduação e pós-graduação lato e stricto senso. 

Luciana Neves Loponte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professora Titular do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense desde 1996. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, com ênfase em Ensino Profissionalizante Tecnológico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, ensino técnico, juventudes, ensino médio integrado.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Scherer, R. P., Caetano , M. R., & Loponte, L. N. (2023). ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. Educação Em Foco, 27(1), 27062. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38956

Edição

Seção

Artigos