ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38956Resumo
Neste texto, o objetivo principal é analisar narrativas de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) de dois câmpus de Institutos Federais, localizados no sul do Brasil, sobre o trabalho pedagógico realizado na modalidade remota. Assumimos como campos teóricos para o presente artigo os estudos acerca do Ensino Médio Integrado e da formação humana integral. A análise de conteúdo foi utilizada como recurso metodológico para análise dos excertos apresentados. O estudo mapeia duas categorias analíticas, a saber: pressão por desempenho e falta de motivação. Tais categorias indicam desafios acerca do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na formação das juventudes que precisa considerar diferentes dimensões formativas favorecendo o engajamento e a integração entre os diferentes saberes. Ao final, conclui-se que, no contexto analisado, a aprendizagem foi resumida a um conjunto de conteúdos isolados, o que se opõe ao processo de integração proposto na criação dos Institutos Federais como construção coletiva a ser desenvolvida no cotidiano das escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.