A ESCOLA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR DE LONDRINA EM DOCUMENTOS (1960 - 1970)

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a Escola de Educação Familiar de Londrina por meio de documentos escolares oficiais para ampliar a compreensão sobre a História da Educação das mulheres na cidade. Para tanto, esta investigação, iniciada a partir de fotografias localizadas no acervo em constituição do MEL – Museu Escolar de Londrina, tem como fonte a documentação escolar localizada no acervo do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina). O campo teórico desta pesquisa dialoga com autores como Jane Soares de Almeida (2014) e Jacques LeGoff (2013) para tratar a questão da educação feminina no Brasil do século XX e do documento como fonte histórica. A documentação oficial da instituição é uma fonte histórica para a área da História da Educação nacional, regional e local, possibilitando a compreensão da História da Educação de mulheres nos anos 1960 e 1970 a partir da Escola de Educação Familiar de Londrina, ampliando o panorama da História da Educação das mulheres na cidade e produzindo novo material para compor o acervo do MEL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Monteiro da Silva Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda (Conclusão em jul/2022) no Programa de Pós Graduação em Educação (Universidade Estadual de Londrina) e graduanda do curso de Pedagogia (Universidade Estadual de Londrina), possui graduação em História pela mesma universidade (2015). Foi bolsista (Programa de Acompanhamento de Bolsas - PROGRAD/PAB-UEL) do Programa de Formação Complementar "Organização do Centro de Documentação e Memória de História Da Educação a partir do acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE" (2018). Participa como colaboradora do Projeto de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Marta Regina Gimenez Fávaro "A escrita da História da Educação, nos manuais de ensino: um estudo sobre a Universidade Estadual De Londrina de 1962 a 1998" desde 2018. É colaboradora do Projeto de Extensão "MEL: Museu Escolar de Londrina". Desde 2021 integra o Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória", liderado pela Profª Drª Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Tem interesse na área de História da Educação.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies ? FLACSO ? Buenos Aires. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História. Atua como colaboradora do Programa LAI - Laboratório dos Anos Iniciais da UEL. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História. Membro do Conselho Fiscal da Associação do Movimento de Artistas de Rua de Londrina. Participou do Programa Nacional do Livro Didático em várias funções no período de 2003 à 2018. Coordenou o PIBID/Pedagogia/UEL (2011 -2013). Atuou na equipe de gestão do PIBID da UEL (2014 - 2018). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Educação da U*EL (2019-2020). Trabalha com o Ensino de História e Educação com interesse, especialmente, nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático; ensino e aprendizagem sobre as cidades; relações entre escola e cultura; construção de metodologias criativas e inovadoras sobre o ensino de História e áreas afins; escolas não tradicionais; potências educadoras das cidades e de outros lugares que se inter-relacionam com a escola; relações interdisciplinares entre diferentes campos do saber. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Barros, L. M. da S., & Oliveira, S. R. F. de . (2023). A ESCOLA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR DE LONDRINA EM DOCUMENTOS (1960 - 1970). Educação Em Foco, 28(1), 28012. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38906

Edição

Seção

Artigos