ESCOLA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR DE LONDIRNA THROUGH DOCUMENTS (1960 – 1970)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38906

Abstract

This article seeks to present the Escola de Educação Familiar de Londrina through official school documents to broaden the understanding of the History of Education of women in the city. Therefore, this investigation started from photographs located in the collection in constitution of the MEL – Museu Escolar de Londrina, has as sources the school documentation located in the collection of the Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina). The theoretical field of this research dialogues with authors such as Jane Soares de Almeida (2014) and Jacques LeGoff (2013) to address the issue of female education in 20th century Brazil and the document as a historical source. The institution's official documentation is a historical source for the area of National, regional, and local History of Education, enabling the understanding of the History of Education of women in the 1960s and 1970s out of the Escola de Educação Familiar de Londrina, expanding the panorama of History of Women's Education in the City and producing new material to compose the collection of MEL.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucila Monteiro da Silva Barros, State University of Londrina

Mestranda (Conclusão em jul/2022) no Programa de Pós Graduação em Educação (Universidade Estadual de Londrina) e graduanda do curso de Pedagogia (Universidade Estadual de Londrina), possui graduação em História pela mesma universidade (2015). Foi bolsista (Programa de Acompanhamento de Bolsas - PROGRAD/PAB-UEL) do Programa de Formação Complementar "Organização do Centro de Documentação e Memória de História Da Educação a partir do acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE" (2018). Participa como colaboradora do Projeto de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Marta Regina Gimenez Fávaro "A escrita da História da Educação, nos manuais de ensino: um estudo sobre a Universidade Estadual De Londrina de 1962 a 1998" desde 2018. É colaboradora do Projeto de Extensão "MEL: Museu Escolar de Londrina". Desde 2021 integra o Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória", liderado pela Profª Drª Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Tem interesse na área de História da Educação.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, State University of Londrina

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies ? FLACSO ? Buenos Aires. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História. Atua como colaboradora do Programa LAI - Laboratório dos Anos Iniciais da UEL. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História. Membro do Conselho Fiscal da Associação do Movimento de Artistas de Rua de Londrina. Participou do Programa Nacional do Livro Didático em várias funções no período de 2003 à 2018. Coordenou o PIBID/Pedagogia/UEL (2011 -2013). Atuou na equipe de gestão do PIBID da UEL (2014 - 2018). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Educação da U*EL (2019-2020). Trabalha com o Ensino de História e Educação com interesse, especialmente, nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático; ensino e aprendizagem sobre as cidades; relações entre escola e cultura; construção de metodologias criativas e inovadoras sobre o ensino de História e áreas afins; escolas não tradicionais; potências educadoras das cidades e de outros lugares que se inter-relacionam com a escola; relações interdisciplinares entre diferentes campos do saber. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Published

2023-05-31

How to Cite

Barros, L. M. da S., & Oliveira, S. R. F. de . (2023). ESCOLA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR DE LONDIRNA THROUGH DOCUMENTS (1960 – 1970) . Educação Em Foco, 28(1), 28012. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38906