ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

Resumo

As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações que devem ser planejadas com intencionalidade para atingir os objetivos propostos para a aprendizagem. Dessa forma, torna-se importante investigar as EP que podem ser elaboradas para que professores trabalhem com MA, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. Este estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com intuito de desvelar as Estratégias Pedagógicas utilizadas para aplicar MA. Como metodologia, foi feita uma RSL na qual utilizou como fonte de pesquisa 7 bases de dados no período entre 2016 e 2022. Assim, foram encontrados 157 artigos sobre a temática, em que se selecionou 51 trabalhos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Após a etapa de extração, 14 deles foram considerados relevantes. Os relatos apresentados na RSL evidenciam que há um entendimento equivocado na aplicação do termo Estratégias Pedagógicas, uma vez que ora aparecem como estratégias educacionais, ora citando Metodologias Ativas como uma EP. Dessa maneira, as EP orientam os docentes a tornar os participantes do processo de aprendizagem ativos e trazem a oportunidade de um maior engajamento nas aulas. Como contribuição deste trabalho, foi elaborado um Quadro com as EP utilizadas em cada uma das MA encontradas, com o propósito de auxiliar os professores em sua aplicação, podendo adaptá-las para a realidade e o perfil dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kennya Ferreira Silva Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. Mestre em Ensino e suas tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes - RJ no ano de 2019. Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 2013 em Campos dos Goytacazes - RJ. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 2010 em Campos dos Goytacazes - RJ. Já atuou como professora de Ensino Fundamental I de 2010 a 2017 e de Ensino Superior de 2018 a 2020. Atua como pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS).

Jacqueline Mayumi Akazaki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC, 2016), Licenciatura em Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2013). Trabalhou como Professora Substituta de Arquitetura de Computadores e Redes II, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Presidente Epitácio no período de 10/2016 a 07/2018. Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/ UFRGS). Tem interesse na área de Informática na Educação, com ênfase em: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Arquiteturas Pedagógicas, Competências Digitais, Competências Socioafetivas, Educação a Distância, Estratégias Pedagógicas, Learning Analytics, Materiais Educacionais Digitais, Metodologias Ativas, Objetos de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação.

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Também é coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertadas cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática. É pesquisadora atuante de três grupos de pesquisa: Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS), Laboratórios de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) e Educação e Envelhecimento: múltiplas interfaces (UFRGS). Além disso é pesquisadora associada na Rede Nacional de Ciência para Educação e coordenadora do grupo de pesquisa sobre aspectos socioafetivos na Educação a Distância da UFRGS.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Miranda, K. F. S., Akazaki, J. M., Machado, L. R., & Behar, P. A. (2023). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Educação Em Foco, 28(1), e28021. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38791

Edição

Seção

Artigos