PROJETO DE VIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38783Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais desafios enfrentados no processo de implementação do ensino de Projeto de vida, enquanto componente curricular do Ensino Fundamental, no intuito de oferecer subsídios para gestores educacionais voltados para esta demanda. Foi realizado um estudo de caso com docentes que atuam no Ensino Fundamental, em escola da rede privada do Distrito Federal, de natureza confessional e filantrópica. O estudo de caso se deu por meio de uma pesquisa qualitativa, com uso de análise documental e de entrevista semiestruturada. A pesquisa relevou gradual crescimento da relevância do ensino de Projeto de vida na legislação educacional brasileira, a partir da LDB (1996) até a BNCC (2018) e as diretrizes curriculares do Distrito Federal para o Ensino Fundamental (2018). Neste sentido, constatou-se que a referida instituição de ensino desenvolveu diretrizes curriculares que deram ênfase ao Projeto de vida para o Ensino Fundamental, indo além do preconizado pelos parâmetros legais. Por fim, a pesquisa revelou que os desafios mais significativos para implementação do projeto de vida no Ensino Fundamental são: o perfil docente, a interdisciplinaridade, a adesão da família e as condições para o aconselhamento.
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