O LAZER DE UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSITÁRIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as práticas de lazer dos universitários e universitárias do campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá, durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se: 1. identificar as principais barreiras para o lazer; 2. retratar quais atividades os estudantes gostariam de vivenciar mais; 3. saber se a pandemia impactou as práticas de lazer dos universitários e universitárias. A metodologia desenvolveu-se a partir da combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, por meio da aplicação do questionário virtual, via plataforma Google Forms. A aplicação do questionário ocorreu em dois momentos distintos, sendo o primeiro em maio de 2021, e o segundo em março de 2022, contando com a participação de 168 discentes. Constatou se que as principais atividades de lazer foram ouvir música; ficar com a família; sair com os amigos; práticas esportivas e jogos online. Quanto às barreiras para o lazer, destacaram-se as de ordem financeira, a pandemia da COVID-19 e falta de espaços adequados para o lazer. Em relação aos anseios por atividades de lazer, os/as estudantes indicaram o desejo por mais atividades esportivas e programações culturais. Diante disso, conclui-se que há a necessidade de mais estudos com essa temática para que os obstáculos para o lazer possam ser enfrentados por meio de políticas públicas que incentivem as vivências corporais lúdicas e práticas culturais, democratizando o acesso ao lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alethea Hamaiana Albuquerque de Carvalho, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá

Gustavo Maneschy Montenegro, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em Estudos do Lazer. Docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2023-01-17

Como Citar

Carvalho, A. H. A. de, & Montenegro, G. M. (2023). O LAZER DE UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSITÁRIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Educação Em Foco, 27(1), 27071. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38743

Edição

Seção

Artigos