O LAZER DE UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSITÁRIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38743Resumen
O objetivo deste artigo é mapear as práticas de lazer dos universitários e universitárias do campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá, durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se: 1. identificar as principais barreiras para o lazer; 2. retratar quais atividades os estudantes gostariam de vivenciar mais; 3. saber se a pandemia impactou as práticas de lazer dos universitários e universitárias. A metodologia desenvolveu-se a partir da combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, por meio da aplicação do questionário virtual, via plataforma Google Forms. A aplicação do questionário ocorreu em dois momentos distintos, sendo o primeiro em maio de 2021, e o segundo em março de 2022, contando com a participação de 168 discentes. Constatou se que as principais atividades de lazer foram ouvir música; ficar com a família; sair com os amigos; práticas esportivas e jogos online. Quanto às barreiras para o lazer, destacaram-se as de ordem financeira, a pandemia da COVID-19 e falta de espaços adequados para o lazer. Em relação aos anseios por atividades de lazer, os/as estudantes indicaram o desejo por mais atividades esportivas e programações culturais. Diante disso, conclui-se que há a necessidade de mais estudos com essa temática para que os obstáculos para o lazer possam ser enfrentados por meio de políticas públicas que incentivem as vivências corporais lúdicas e práticas culturais, democratizando o acesso ao lazer.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.