EDUCAÇÃO COMO REINVENÇÃO DA VIDA PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38690

Resumo

O “novo normal”, que é uma expressão atual, traz as novas vivências da sociedade contemporânea pós-pandemia, trouxe novos problemas no ambiente escolar e, demonstrou as fragilidades no campo educacional, social e da saúde, no mundo e, no caso do Brasil, evidenciou a desestabilidade socioeconômica. Este artigo tem o objetivo de analisar como a educação escolar precisou ser reinventada no período pós-pandemia da COVID-19. Para alcançar o objetivo traçado foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, com análise qualitativa em dados secundários. A nova realidade pós-pandemia tornou-se um desafio para as escolas, que não estavam munidas de tecnologia para migrar totalmente para o on-line; aos professores que não tiveram tempo de adaptação de suas práticas pedagógicas; aos alunos que se viram obrigados a prestar atenção em aulas remotas e desmotivadoras e, para a maioria das famílias que perceberam a sua fragilidade socioeconômica por não ter as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em seus lares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marijane de Oliveira Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda em educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI campus Frederico Westphalen-Rio Grande do Sul, Brasil.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus Frederico Westphalen.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI. Realiza pesquisa na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e ensino de literatura; narrativas de língua portuguesa contemporâneas; formação de professores e tecnologias, mídias e ensino. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento, além avaliadora de artigos para outras revistas científicas nas áreas de Letras e Educação. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC. E-mail: anapaulateixeiraporto@gmail.com anapaula@uri.edu.br

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

Soares, M. de O., & Porto, A. P. T. (2023). EDUCAÇÃO COMO REINVENÇÃO DA VIDA PÓS-PANDEMIA. Educação Em Foco, 27(1), 27072. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38690

Edição

Seção

Artigos