PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37820Resumo
O objetivo do trabalho é avaliar a relação que os professores de uma instituição de ensino superior localizada na região metropolitana de São Paulo estabelecem com o desafio de contribuir para a formação dos alunos no que diz respeito às suas práticas de leitura. Para isso, foi realizada uma pesquisa junto aos docentes dos cursos de Administração e Ciências da Computação, a fim de coletar informações sobre: a) o perfil dos participantes; b) seus hábitos, práticas e preferências de leitura; c) suas percepções acerca dos hábitos e competências de leitura dos estudantes; d) suas práticas docentes (formas de uso e incentivo à leitura). Os resultados sugerem, entre outros aspectos, que os docentes possuem uma concepção predominantemente instrumental da leitura e não se veem claramente como responsáveis pela formação de leitores. Por isso, conclui-se que os esforços para incentivar as práticas de leitura no âmbito dos cursos examinados devem abranger o corpo docente e precisam ser parte integrante das políticas educacionais assumidas pela instituição.
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