PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37820

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a relação que os professores de uma instituição de ensino superior localizada na região metropolitana de São Paulo estabelecem com o desafio de contribuir para a formação dos alunos no que diz respeito às suas práticas de leitura. Para isso, foi realizada uma pesquisa junto aos docentes dos cursos de Administração e Ciências da Computação, a fim de coletar informações sobre: a) o perfil dos participantes; b) seus hábitos, práticas e preferências de leitura; c) suas percepções acerca dos hábitos e competências de leitura dos estudantes; d) suas práticas docentes (formas de uso e incentivo à leitura). Os resultados sugerem, entre outros aspectos, que os docentes possuem uma concepção predominantemente instrumental da leitura e não se veem claramente como responsáveis pela formação de leitores. Por isso, conclui-se que os esforços para incentivar as práticas de leitura no âmbito dos cursos examinados devem abranger o corpo docente e precisam ser parte integrante das políticas educacionais assumidas pela instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raúl Cesar Gouveia Fernandes, Centro Universitário FEI

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, onde obteve também os títulos de mestre e doutor em Literatura Portuguesa. Atualmente, é professor Tempo Integral no Centro Universitário FEI (São Bernardo – SP), onde coordena a disciplina de Comunicação e Expressão.

Giselle Larizzatti Agazzi, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Formada em Letras, pela Universidade de São Paulo, desenvolveu mestrado e doutorado em literatura brasileira na mesma instituição, atuando no curso superior desde 2008 e na educação básica desde 1990.   

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Fernandes, R. C. G., & Agazzi, G. L. (2023). PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Foco, 27(1), 27059. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37820

Edição

Seção

Artigos