A FORÇA DAS PERGUNTAS FREIRIANAS NA ÉPOCA DAS REDES SOCIAIS

PROBLEMATIZANDO FANATISMO E HOMOLOGAÇÃO

Autores

Resumo

Paulo Freire já na segunda metade do século passado havia compreendido alguns dos elementos atuais. Ele falava de uma consciência fanática como exasperação da consciência ingênua. A expressão de educação bancária talvez seja ainda mais apropriada hoje, quando o discurso financeiro se apropria do vocabulário e da prática educacional. A ênfase no diálogo aparece quanto mais necessária na construção de subjetividades capazes de uma comunicação aberta e autêntica. Na verdade, a crítica de Paulo Freire é tão atual porque não se refere a simples atitudes, mas a um sistema ideológico-político que se fortaleceu ainda mais com o avanço do capitalismo. Por isso celebrar o centenário não significa institucionalizar seu nome, mas ampliar, problematizar ainda mais as perguntas que emergem de sua extraordinária obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariateresa Muraca, Istituto Universitario don Giorgio Pratesi, UNIPRATESI, Itália

Possui graduação em Scienze della Professionalità Educativa - Università degli Studi di Perugia (2007), mestrado em Educazione permanente - Università di Bologna (2010), doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Scienze dell'Educazione e della Formazione Continua - Università di Verona (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, movimentos sociais, educação dos adultos, pensamento decolonial latinoamericano, teorias feministas, metodologias de pesquisa críticas e dialógicas.

Paolo Vittoria, Università Federico II di Napoli (Itália)

Professor de Pedagogia da Università Federico II di Napoli - Itália. Departamento de Estudos Humanisticos. De 2011 até 2017 Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação e no Departamento de Fundamentos da Educação. Licenciado em Letras - Università degli Studi di Napoli Federico II UNINA (2002), Doutorado em Pedagogia da Formação - Università degli Studi di Napoli Federico II - UNINA - (2008); Pós-Doutorado em Políticas da Educação - Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio de Janeiro (2010) apoio bolsa FAPERJ. Adjunct Professor da Catedra Interdisciplinar UNESCO em Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz. Professor Visitante na Universitatia Lucian Blaga de Sibiu (Romênia) "Departamentul pentru Pregatirea Personalului Didactic". Anglia Ruskin University.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Muraca, M., & Vittoria, P. (2021). A FORÇA DAS PERGUNTAS FREIRIANAS NA ÉPOCA DAS REDES SOCIAIS: PROBLEMATIZANDO FANATISMO E HOMOLOGAÇÃO. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26043. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36381