A FORÇA DAS PERGUNTAS FREIRIANAS NA ÉPOCA DAS REDES SOCIAIS

PROBLEMATIZANDO FANATISMO E HOMOLOGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36381

Resumo

Paulo Freire já na segunda metade do século passado havia compreendido alguns dos elementos atuais. Ele falava de uma consciência fanática como exasperação da consciência ingênua. A expressão de educação bancária talvez seja ainda mais apropriada hoje, quando o discurso financeiro se apropria do vocabulário e da prática educacional. A ênfase no diálogo aparece quanto mais necessária na construção de subjetividades capazes de uma comunicação aberta e autêntica. Na verdade, a crítica de Paulo Freire é tão atual porque não se refere a simples atitudes, mas a um sistema ideológico-político que se fortaleceu ainda mais com o avanço do capitalismo. Por isso celebrar o centenário não significa institucionalizar seu nome, mas ampliar, problematizar ainda mais as perguntas que emergem de sua extraordinária obra.

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Biografia do Autor

Mariateresa Muraca, Istituto Universitario don Giorgio Pratesi, UNIPRATESI, Itália

Possui graduação em Scienze della Professionalità Educativa - Università degli Studi di Perugia (2007), mestrado em Educazione permanente - Università di Bologna (2010), doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Scienze dell'Educazione e della Formazione Continua - Università di Verona (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, movimentos sociais, educação dos adultos, pensamento decolonial latinoamericano, teorias feministas, metodologias de pesquisa críticas e dialógicas.

Paolo Vittoria, Università Federico II di Napoli (Itália)

Professor de Pedagogia da Università Federico II di Napoli - Itália. Departamento de Estudos Humanisticos. De 2011 até 2017 Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação e no Departamento de Fundamentos da Educação. Licenciado em Letras - Università degli Studi di Napoli Federico II UNINA (2002), Doutorado em Pedagogia da Formação - Università degli Studi di Napoli Federico II - UNINA - (2008); Pós-Doutorado em Políticas da Educação - Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio de Janeiro (2010) apoio bolsa FAPERJ. Adjunct Professor da Catedra Interdisciplinar UNESCO em Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz. Professor Visitante na Universitatia Lucian Blaga de Sibiu (Romênia) "Departamentul pentru Pregatirea Personalului Didactic". Anglia Ruskin University.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Muraca, M., & Vittoria, P. (2021). A FORÇA DAS PERGUNTAS FREIRIANAS NA ÉPOCA DAS REDES SOCIAIS: PROBLEMATIZANDO FANATISMO E HOMOLOGAÇÃO. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36381