O PERFIL DOCENTE DEFENDIDO PELO BANCO MUNDIAL

Autores

  • Mariléia Maria da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcia Luzia dos Santos Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis http://orcid.org/0000-0001-9143-5728

Resumo

Neste artigo analisa-se o documento Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem de estudantes na América Latina e Caribe – Visão geral, produzido pelo Banco Mundial (BM) no ano de 2014. Procura-se evidenciar quais pressupostos, sob o argumento de melhoria da qualidade do ensino, o BM define para o professor, seu trabalho e a sua carreira profissional. Situa-se a análise no contexto capitalista atual e nas estratégias burguesas de apropriação do fundo público. Aponta-se o que o BM, entendido como um importante intelectual coletivo do capital, expõe como problemas da profissão docente e o que propõe como solução, explicitando as contradições e o perfil docente pretendido no documento. Por fim, problematiza-se a educação pública e sua condução à lógica do mercado, bem como, discute-se como o cenário pandêmico na educação, sob a prevalência do ensino remoto, impulsiona o fortalecimento do perfil docente pretendido pelo Banco Mundial, principalmente no que diz respeito à utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) e a utilização das plataformas educacionais presentes no mercado de Edtechs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariléia Maria da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora Titular do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa: Lutas Sociais, Trabalho e Educação (LUTE). E-mail: marileiamaria@hotmail.com Florianópolis/ SC/Brasil.

Márcia Luzia dos Santos, Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Doutora em Educação. Professora efetiva da educação básica na Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Membro do grupo de pesquisa: Lutas Sociais, Trabalho e Educação (LUTE). E-mail: marcialuzia13@gmail.com Florianópolis/SC/Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Silva, M. M. da, & Santos, M. L. dos. (2022). O PERFIL DOCENTE DEFENDIDO PELO BANCO MUNDIAL . Educação Em Foco, 27(1), 27007. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36233

Edição

Seção

Artigos