THE TEACHER PROFILE DEFENDED BY THE WORLD BANK

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36233

Abstract

Neste artigo analisa-se o documento Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem de estudantes na América Latina e Caribe – Visão geral, produzido pelo Banco Mundial (BM) no ano de 2014. Procura-se evidenciar quais pressupostos, sob o argumento de melhoria da qualidade do ensino, o BM define para o professor, seu trabalho e a sua carreira profissional. Situa-se a análise no contexto capitalista atual e nas estratégias burguesas de apropriação do fundo público. Aponta-se o que o BM, entendido como um importante intelectual coletivo do capital, expõe como problemas da profissão docente e o que propõe como solução, explicitando as contradições e o perfil docente pretendido no documento. Por fim, problematiza-se a educação pública e sua condução à lógica do mercado, bem como, discute-se como o cenário pandêmico na educação, sob a prevalência do ensino remoto, impulsiona o fortalecimento do perfil docente pretendido pelo Banco Mundial, principalmente no que diz respeito à utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) e a utilização das plataformas educacionais presentes no mercado de Edtechs.

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Author Biographies

Mariléia Maria, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora Titular do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa: Lutas Sociais, Trabalho e Educação (LUTE). E-mail: marileiamaria@hotmail.com Florianópolis/ SC/Brasil.

Márcia Luzia dos Santos, Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Doutora em Educação. Professora efetiva da educação básica na Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Membro do grupo de pesquisa: Lutas Sociais, Trabalho e Educação (LUTE). E-mail: marcialuzia13@gmail.com Florianópolis/SC/Brasil.

Published

2022-03-21

How to Cite

Silva, M. M. da, & Santos, M. L. dos. (2022). THE TEACHER PROFILE DEFENDED BY THE WORLD BANK . Educação Em Foco, 27(1), 27007. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36233