DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36166

Resumo

Este artigo insere-se nas discussões sobre o desenvolvimento profissional de docentes iniciantes com foco nos movimentos que envolvem o ingresso na docência de professoras alfabetizadoras nos primeiros anos do exercício profissional e os desafios imbricados nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um grupo de discussão realizado com sete professoras alfabetizadoras iniciantes de uma rede municipal de ensino. Os resultados revelam os desafios enfrentados pelos professores em seu início profissional, relacionados às lacunas da formação inicial, sem direcionamento para as especificidades da docência no processo de aquisição da leitura e escrita pela criança, à falta de apoios ao professor iniciante, principalmente no que tange as práticas de alfabetização, bem como à falta de conhecimentos específicos sobre os processos que envolvem a aquisição da leitura e escrita. Essas condições são agravadas pelo excesso de atribuições, que compromete o tempo necessário ao desenvolvimento profissional docente. O estudo coloca em evidência a necessidade de uma maior atenção ao período inicial da docência, em especial aos iniciantes que assumem salas de alfabetização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Regina da Mota, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista, especialização em Dificuldade de aprendizagem pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté.

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas e professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED).

Neusa Banhara Ambrosetti, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1967); Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996); Pós Doutorado no Programa de Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora aposentada na Universidade de Taubaté, onde lecionou a disciplina "Psicologia da Educação", no Departamento de Pedagogia. Atualmente é membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, onde leciona a disciplina "Profissão docente e desenvolvimento profissional".

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Mota, J. R. da, Almeida, P. C. A. de, & Ambrosetti, N. B. (2022). DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES. Educação Em Foco, 27(1), 27031. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36166

Edição

Seção

Artigos