DESAFIOS NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36166Resumo
Este artigo insere-se nas discussões sobre o desenvolvimento profissional de docentes iniciantes com foco nos movimentos que envolvem o ingresso na docência de professoras alfabetizadoras nos primeiros anos do exercício profissional e os desafios imbricados nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um grupo de discussão realizado com sete professoras alfabetizadoras iniciantes de uma rede municipal de ensino. Os resultados revelam os desafios enfrentados pelos professores em seu início profissional, relacionados às lacunas da formação inicial, sem direcionamento para as especificidades da docência no processo de aquisição da leitura e escrita pela criança, à falta de apoios ao professor iniciante, principalmente no que tange as práticas de alfabetização, bem como à falta de conhecimentos específicos sobre os processos que envolvem a aquisição da leitura e escrita. Essas condições são agravadas pelo excesso de atribuições, que compromete o tempo necessário ao desenvolvimento profissional docente. O estudo coloca em evidência a necessidade de uma maior atenção ao período inicial da docência, em especial aos iniciantes que assumem salas de alfabetização.
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