PAULO FREIRE EM NÓS

RELEITURAS E VIRADAS EPISTEMOLÓGICAS NO TEMPO PRESENTE

Autores

Resumo

O artigo recupera aspectos da práxis socioeducacional e sociopolítica, com destaque para a conexão estabelecida com territórios historicamente colocados à margem, na historiografia. Situamos Paulo Freire (1921-1997) como tributário do anticolonialismo, do marxismo e do progressismo católico latino-americanos, de meados do século XX, um pensador humanista que tem como marca, de sua interação, a participação nas dinâmicas engendradas nas bases. Destacamos movimentos populares e grupos de intelectuais, de sociedades clandestinizadas, que influenciaram a produção do quadro teórico e do modus operandi adotado e que apresenta capilaridade inconteste, no âmbito internacional. A abordagem incluiu releituras de processos formativos alcançados na África e no contexto latino-americano e caribenho onde situarmos sua presença efetiva, em diferentes períodos. Visamos compreender como se colocou em defesa de processos de libertação sociopolítica. Das análises produzidas, entende-se que esteve, efetivamente, interessado em viver, lado a lado, com “o outro da colonização”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Miranda, UNIRIO

Dra em Educação, professora do departametno de didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniro. Pesquisa  políticas curriculares e pluralidade Cultural.

Fernando Guimarães Pimentel, UNIRIO

Doutorando em Educação na UNIRIO e integrante do Grupo de Pesquisas Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e Interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade. - GFPPD.

Pedro Vitor Coutinho, UNIRIO

Mestrando em Educação na UNIRIO, integrante do Grupo de Pesquisas Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e Interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade. – GFPPD e graduando em Pedagogia na UERJ.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Miranda, C., Guimarães Pimentel, F. ., & Coutinho, P. V. (2021). PAULO FREIRE EM NÓS: RELEITURAS E VIRADAS EPISTEMOLÓGICAS NO TEMPO PRESENTE. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26054. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36147