FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL, CHILE E CUBA

POLÍTICAS E CONCEPÇÕES

Autores

Resumo

Esta pesquisa origina-se das reflexões sobre as concepções de políticas públicas de formação continuada docente na América Latina. Há uma vasta literatura que permite identificar diferentes modelos de formação continuada já consolidados e praticados no Brasil ao longo de décadas. Tais estudos indicam que as políticas relativas à formação docente sofreram influência direta de organismos internacionais e de diversas concepções teórico-metodológicas no decorrer da história. Nesse sentido busca-se compreender as concepções e os princípios que constituem as políticas de formação continuada para professores da Educação Básica entre Brasil, Chile e Cuba. Como caminho metodológico, realizou-se uma revisão de literatura integrativa com a finalidade de entender as teorias, os pensamentos e as pesquisas que definem as políticas públicas de formação de professores, com base na perspectiva de formação continuada em Freitas (1999) e Curado Silva (2008; 2011; 2018). Para análise, foram utilizados, inicialmente os relatórios da UNESCO intitulados “A UNESCO e a Educação na América Latina e Caribe 1987-1997” (1998) e “Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes em América Latina y el Caribe” (2013). A partir dessa leitura foram elencados textos que discutem as políticas de formação nos países comparados. A análise dos escritos nos permite destacar que existem lacunas nos documentos que tratam sobre a realidade cubana. Também nos permite perceber a influência dos organismos internacionais na tessitura de caminhos para as políticas de formação de professores nos países latino-americanos, principalmente no que concerne a uma educação para o mercado de trabalho e pautada na prática de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bezerra do Carmo, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, doutorando em educação, Brasília/Distrito Federal, Brasil

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília - UNB

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Coordenadora do GT-08 - Formação de professores da Anped. Pesquisadora Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Carmo, L. B. do, & Silva, K. A. C. P. C. da. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL, CHILE E CUBA : POLÍTICAS E CONCEPÇÕES. Educação Em Foco, 27(1), 27029. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36043

Edição

Seção

Artigos