SOBRE A PERSPECTIVA FREIRIANA DO ATO DE LER NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36017

Resumo

Realizamos uma reflexão sobre a importância do pensamento de Paulo Freire a respeito do ato de ler, no contexto das mudanças culturais conduzidas pela cibernética e pela internet. Para tanto, analisamos as ideias de contexto e de desenvolvimento da pessoa, associados ao conceito de leitura, presentes especificamente no texto "A Importância do Ato de Ler", escrito por Paulo Freire em 1981. Abordamos a conexão do processo de leitura com o discernimento das etapas de apreensão simbólica e fases de aprendizagem a serem consideradas no âmbito escolar, agregando a esses tópicos reflexões sobre os desafios do desenvolvimento da leitura no contexto atual da cibercultura. Considerando que, do ponto de vista freiriano, o processo de leitura se realiza concomitante à constituição do sujeito, pelo distanciamento do objeto, observa-se o embaralhamento dessa lógica pela ordenação da cibercultura, a qual estrutura justamente como objeto aqueles que deveriam ser os sujeitos. Parece-nos assim, que o desafio de uma educação para a liberdade e a democracia frente aos processos históricos, políticos e sociais, em confronto com os totalitarismos dos poderes de Estado, os quais contextualizaram o pensamento de Paulo Freire à época de sua produção, agora renova-se frente às condições impostas por uma nova espécie de totalitarismo implementado pela cibercultura.

 

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Biografia do Autor

Luama Socio, Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE, mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Lattes: http://lattes.cnpq. br/9753517040257731. E-mail: luamasocio@gmail.com

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Socio, L. (2021). SOBRE A PERSPECTIVA FREIRIANA DO ATO DE LER NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26041. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36017