SOBRE A PERSPECTIVA FREIRIANA DO ATO DE LER NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36017Resumen
Realizamos uma reflexão sobre a importância do pensamento de Paulo Freire a respeito do ato de ler, no contexto das mudanças culturais conduzidas pela cibernética e pela internet. Para tanto, analisamos as ideias de contexto e de desenvolvimento da pessoa, associados ao conceito de leitura, presentes especificamente no texto "A Importância do Ato de Ler", escrito por Paulo Freire em 1981. Abordamos a conexão do processo de leitura com o discernimento das etapas de apreensão simbólica e fases de aprendizagem a serem consideradas no âmbito escolar, agregando a esses tópicos reflexões sobre os desafios do desenvolvimento da leitura no contexto atual da cibercultura. Considerando que, do ponto de vista freiriano, o processo de leitura se realiza concomitante à constituição do sujeito, pelo distanciamento do objeto, observa-se o embaralhamento dessa lógica pela ordenação da cibercultura, a qual estrutura justamente como objeto aqueles que deveriam ser os sujeitos. Parece-nos assim, que o desafio de uma educação para a liberdade e a democracia frente aos processos históricos, políticos e sociais, em confronto com os totalitarismos dos poderes de Estado, os quais contextualizaram o pensamento de Paulo Freire à época de sua produção, agora renova-se frente às condições impostas por uma nova espécie de totalitarismo implementado pela cibercultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.