PROJETO AULA DIGITAL
AS TDIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35876Resumo
A inserção dos aparatos tecnológicos na prática pedagógica do Ensino Fundamental se faz necessária na sociedade do conhecimento, assim como a reflexão crítica sobre e na prática. Nesta perspectiva, este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado que tem como objetivo descrever os usos da Maleta digital do “Projeto Aula Digital” na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais na Rede Municipal de Educação de Aracaju e compreender como se deu o processo de aceitação/criação do projeto Aula digital na prática dos professores das escolas envolvidas. Optou-se por um estudo de natureza aplicada, procedimento de estudo de caso qualitativo, descritivo. A investigação teve por base entrevistas com professores e gestores vinculados às escolas participantes do Projeto desde 2017 e com outros envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para o uso das Tecnologias Digitais, na sua maioria, como forma de complementar, reforçar o conteúdo de sala. E no tocante ao processo de aceitação/criação do Projeto Aula digital na prática dos professores das escolas envolvidas ocorreu de maneira satisfatória, pois, os professores mesmo com suas limitações afirmam procurar meios de uso da maleta digital. Ficou claro que, entre os professores colaboradores, ainda são poucos os que possuem autonomia para este uso do Projeto e de suas TIC na sua prática pedagógica, inclusive, reproduzindo apenas as dinâmicas que já possuíam anteriores à chegada do Projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.