PERFIL DOS EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA UFMG A PARTIR DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35815

Resumo

Devido à adoção de políticas públicas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior público brasileiro, como a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), o perfil social, cultural e escolar dos estudantes se diversificou e ganha destaque a ampliação do percentual de egressos do ensino médio público. Considerando a heterogeneidade socioeconômica que caracteriza os alunos das escolas públicas, conforme se originam da rede federal, estadual ou municipal, torna-se importante avaliar se essas diferenciações se reproduzem sobre o acesso à universidade. O objetivo do artigo é analisar o perfil dos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais de modo a identificar variações conforme o tipo de escola pública frequentada no ensino médio. Para tal, com base no questionário socioeconômico aplicado pela instituição, realizou-se análise descritiva do perfil dos ingressantes oriundos das redes estadual/municipal e federal. Foram examinados os dados referentes ao intervalo de 2008 a 2018, considerando-se as alterações nas políticas públicas de acesso ao ensino superior implementadas no período. Os resultados indicam fortes diferenças entre os estudantes segundo o tipo de escola pública frequentada. Observa-se que aqueles provenientes das escolas federais apresentam vantagens socioeducacionais quando comparados aos estudantes advindos das escolas públicas estaduais e municipais. Assim, tendem a ser proporcionalmente mais jovens, do sexo masculino, com renda e escolaridade parental mais elevada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Torres de Lima Otoni, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela UFMG, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Brescia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga, doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Gustavo Bruno de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sociólogo, doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorando no IFCS/UFRJ. Pesquisa sobre desigualdades educacionais.

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas e doutoranda pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na linha Sociologia da Educação dedicadas ao ensino superior.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Otoni, S. T. de L. ., Nonato, B. F., Paula, G. B. de, & Ariovaldo, T. C. de C. (2022). PERFIL DOS EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA UFMG A PARTIR DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. Educação Em Foco, 27(1), 27003. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35815

Edição

Seção

Artigos