POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

A CONSTRUÇÃO DE UM SITE PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Rosemary Nobre Pinheiro Centro Sociocultural e Ambiental Vale do Cricaré
  • Andrea Brandão Locatelli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora Schmitt Kavalek Universidade Federal do Sul da Bahia

Resumo

O artigo visa sistematizar as possibilidades tecnológicas para a disciplina de Estágio Supervisionado. O desenvolvimento deste estudo parte do seguinte questionamento: de que forma as tecnologias de informação e comunicação poderão colaborar no processo de formação inicial pela via do Estágio Supervisionado? Na busca por essa resposta, trabalharemos com a construção de um site para melhor viabilizar a comunicação entre atores envolvidos no processo do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFES/CEUNES): docentes, discentes, instituições escolares, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e os grupos sociais (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Movimento dos Pequenos Agricultores, comunidades indígenas, trabalhadores rurais, quilombolas, ribeirinhos, entre outros), que estão inseridos na Licenciatura em Educação do Campo. Metodologicamente, o estudo configura-se como pesquisa ação. Para realizar a avaliação do site, foram enviados dois questionários para os graduandos do oitavo período da Licenciatura em Educação do Campo. Como resultado, o estudo mostrou que a implantação/construção do site foi importante para a comunicação e visibilidade nas relações e produção de saberes que ocorrem no Estágio Supervisionado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Nobre Pinheiro, Centro Sociocultural e Ambiental Vale do Cricaré

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, CEUNES, UFES. São Mateus, ES, Brasil.

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, CEUNES, UFES. São Mateus, ES, Brasil.

Débora Schmitt Kavalek, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, IHAC Paulo Freire, UFSB, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Pinheiro, R. N., Locatelli, A. B., & Kavalek, D. S. (2022). POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CONSTRUÇÃO DE UM SITE PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Educação Em Foco, 27(1), 27023. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35778

Edição

Seção

Artigos