TEATRO COM BEBÊS E CRIANÇAS
VIVÊNCIAS ESTÉTICAS E OS FUNDAMENTOS HERDADOS DE VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35733Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de um recorte de uma pesquisa de doutorado, defendida em 2018. A teoria-histórico-cultural e sua constelação conceitual embasaram este trabalho. Entre os conceitos, elencamos, principalmente, o meio social do desenvolvimento, vivência, neoformações, atividade-guia, entre outros, enfatizando as perspectivas do desenvolvimento das crianças, incluindo os bebês nesta pesquisa. As aproximações conceituais sustentaram a investigação fornecendo as condições para a realização das atividades de “Teatro com bebês” no espaço da Educação Infantil com bebês crianças entre 1,5 e 2,5 anos. A escolha do gênero teatro com bebês ocorreu em função de viabilizar o encontro da arte com os bebês crianças. Narrativas, adereços, cenografia, figurino, ou seja, a reorganização espacial da sala da Educação Infantil, numa perspectiva estética, promove uma atividade cujos resultados se aproximam de enunciações, de brincadeiras e de dramas a partir de disputas de ofertas que geram desenvolvimento. Com a proposta estética com base no teatro com bebês, a pesquisa sinalizou a importância de pensarmos os encontros com os bebês crianças de até três anos de forma criativa, tendo por base a disponibilidade para a produção do novo. Os bebês crianças rompem qualquer expectativa a partir de um planejamento com base numa estética brincante e produzem acontecimentos com seus protagonismos de vida em fluxos contínuos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.