TEATRO COM BEBÊS E CRIANÇAS

VIVÊNCIAS ESTÉTICAS E OS FUNDAMENTOS HERDADOS DE VIGOTSKI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35733

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um recorte de uma pesquisa de doutorado, defendida em 2018. A teoria-histórico-cultural e sua constelação conceitual embasaram este trabalho. Entre os conceitos, elencamos, principalmente, o meio social do desenvolvimento, vivência, neoformações, atividade-guia, entre outros, enfatizando as perspectivas do desenvolvimento das crianças, incluindo os bebês nesta pesquisa. As aproximações conceituais sustentaram a investigação fornecendo as condições para a realização das atividades de “Teatro com bebês” no espaço da Educação Infantil com bebês crianças entre 1,5 e 2,5 anos. A escolha do gênero teatro com bebês ocorreu em função de viabilizar o encontro da arte com os bebês crianças. Narrativas, adereços, cenografia, figurino, ou seja, a reorganização espacial da sala da Educação Infantil, numa perspectiva estética, promove uma atividade cujos resultados se aproximam de enunciações, de brincadeiras e de dramas a partir de disputas de ofertas que geram desenvolvimento. Com a proposta estética com base no teatro com bebês, a pesquisa sinalizou a importância de pensarmos os encontros com os bebês crianças de até três anos de forma criativa, tendo por base a disponibilidade para a produção do novo. Os bebês crianças rompem qualquer expectativa a partir de um planejamento com base numa estética brincante e produzem acontecimentos com seus protagonismos de vida em fluxos contínuos.

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Biografia do Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Foi vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Educação Infantil, bebês, crianças e suas infâncias, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre a Espacialização da Vida; Geografia - ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Teoria Histórico-cultural.

Luiz Miguel Pereira, FAETERJ - Três Rios

Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE - Universidade Federal Fluminense, licenciado em Geografia na mesma instituição. Com experiências nas áreas de Educação e Artes Cênicas. Atuação nos seguintes temas: Geografia - Ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Pesquisa com infâncias, crianças e bebês; Educação Infantil; Teatro para bebês; Teatro com bebês; Iluminação cênica. Pesquisador do GRUPEGI-CNPq/UFF-UFJF - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Moreira Lopes, J. J., & Pereira, L. M. (2021). TEATRO COM BEBÊS E CRIANÇAS: VIVÊNCIAS ESTÉTICAS E OS FUNDAMENTOS HERDADOS DE VIGOTSKI. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35733

Edição

Seção

Artigos