O ENSINO DE HISTÓRIA, A HISTÓRIA DAS MULHERES, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34940Resumo
A intenção deste artigo é evidenciar a importância da discussão teórica sobre as histórias das mulheres, dos gêneros e das sexualidades estarem presentes nas licenciaturas em história para auxiliar nas práticas profissionais dxs futurxs professorxs, já que mesmo estando na segunda década do século XXI, muitos cursos de licenciatura ainda não trabalham com essas temáticas. Vários livros didáticos que auxiliam professorxs no ensino de história invisibilizam tais questões, o que sinaliza se tratar de um problema para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem a participação das mulheres ao longo da história, e que estabeleçam discussões sobre as hierarquias de gêneros e das sexualidades. Como metodologia foi usado o Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg (1989), pois nos possibilitou recolher indícios, pistas e sinais sobre a invisibilização da mulher na bibliografia voltada para a história das mulheres.
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