POR UM ENSINO DE HISTÓRIA FEMINISTA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34784Resumo
As feministas foram responsáveis pela construção do conceito de gênero, destacando seu caráter fundamentalmente social e histórico, o que implicou a necessidade de se pensar numa história tanto dos homens quanto das mulheres. Foi como herdeiras dessa contribuição que escrevemos este artigo como uma proposta de um Ensino de História feminista, um ensino que, além de incluir novas temáticas, também nos provoque a reavaliar a escrita da História, assim como nossas formas de ensinar e aprender. Partindo da inspiração dos escritos de Djamila Ribeiro e bell hooks, dedicamo-nos a fazer aproximações entre esses dois campos do conhecimento: as relações de gênero nas perspectivas feministas e o Ensino de História. Trata-se de dois campos que investem no conhecimento como potencialidade de transformação, num entendimento da realidade como resultado de construção e nos sujeitos como fruto de processos educativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.