POR UM ENSINO DE HISTÓRIA FEMINISTA

Autores

Resumo

As feministas foram responsáveis pela construção do conceito de gênero, destacando seu caráter fundamentalmente social e histórico, o que implicou a necessidade de se pensar numa história tanto dos homens quanto das mulheres. Foi como herdeiras dessa contribuição que escrevemos este artigo como uma proposta de um Ensino de História feminista, um ensino que, além de incluir novas temáticas, também nos provoque a reavaliar a escrita da História, assim como nossas formas de ensinar e aprender. Partindo da inspiração dos escritos de Djamila Ribeiro e bell hooks, dedicamo-nos a fazer aproximações entre esses dois campos do conhecimento: as relações de gênero nas perspectivas feministas e o Ensino de História. Trata-se de dois campos que investem no conhecimento como potencialidade de transformação, num entendimento da realidade como resultado de construção e nos sujeitos como fruto de processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Souza, PPG Educação Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisando feminismos docentes e seus multiplos atravessamentos nas/das práticas de docentes de História. Professora de História em exercicio na Rede Estadual de Minas Gerais; Membro e pesquisadora no grupo de estudos e pesquisas em gênero, sexualidade, educação e diversidade GESED. 

Bianca Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Professora de História em exercício na Rede Particular, Membro e Pesquisadora nos grupos de estudos e pesquisa GESED/UFJF e AFRIKAS/UFJF.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós doutor em educação e Cultura visual pela universidade de Barcelona/Espanha, doutor em educação pela Unicamp. Professor da faculdade de educação da UFJF e professor permanente do PPGE. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em gênero, sexualidade, educação e diversidade GESED.

Downloads

Publicado

2021-11-11