O trabalho docente na educação infantil: os desafios do processo de profissionalização do ensino

Autores

  • Kethylin Viotto Recco
  • Samuel de Souza Neto
  • Dijnane Fernanda VedovattoIza

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620162119728

Palavras-chave:

Educação Infantil, Trabalho Docente, Cultura Colaborativa, Educação Física-Pedagogia

Resumo

Este estudo trata do trabalho docente na Educação Infantil, tendo como foco os desafios do processo de profissionalização do ensino, chamando atenção para a questão da cultura da colaboração. Como objetivo geral buscamos compreender os aspectos que apontam para uma cultura de colaboração no processo de profissionalização do ensino, envolvendo o trabalho docente entre professoras de Educação Física e de Educação Infantil. Na busca dos dados optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como técnica: a entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Participaram do estudo nove professoras alocadas em três escolas. Assim, com base nos resultados verificamos uma ausência de tempo e espaços para um trabalho colaborativo entre as docentes. Além disso, o trabalho docente é realizado de maneira individualizada e fragmentada por momentos distintos de áreas do conhecimento, não havendo na maioria dos casos analisados, nenhuma conexão e continuidade entre as práticas pedagógicas. A colaboração profissional pode ser um caminho para integrar os professores promovendo uma reflexão na qual há valorização do trabalho docente e que permite outros modos de ser professor dentro de uma nova cultura profissional.

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Recco, K. V., Souza Neto, S. de, & VedovattoIza, D. F. (2016). O trabalho docente na educação infantil: os desafios do processo de profissionalização do ensino. Educação Em Foco, 21(2), 447–474. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119728

Edição

Seção

Artigos