O trabalho docente na educação infantil: os desafios do processo de profissionalização do ensino
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620162119728Keywords:
Educação Infantil, Trabalho Docente, Cultura Colaborativa, Educação Física-PedagogiaAbstract
Este estudo trata do trabalho docente na Educação Infantil, tendo como foco os desafios do processo de profissionalização do ensino, chamando atenção para a questão da cultura da colaboração. Como objetivo geral buscamos compreender os aspectos que apontam para uma cultura de colaboração no processo de profissionalização do ensino, envolvendo o trabalho docente entre professoras de Educação Física e de Educação Infantil. Na busca dos dados optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como técnica: a entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Participaram do estudo nove professoras alocadas em três escolas. Assim, com base nos resultados verificamos uma ausência de tempo e espaços para um trabalho colaborativo entre as docentes. Além disso, o trabalho docente é realizado de maneira individualizada e fragmentada por momentos distintos de áreas do conhecimento, não havendo na maioria dos casos analisados, nenhuma conexão e continuidade entre as práticas pedagógicas. A colaboração profissional pode ser um caminho para integrar os professores promovendo uma reflexão na qual há valorização do trabalho docente e que permite outros modos de ser professor dentro de uma nova cultura profissional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-09-25
How to Cite
Recco, K. V., Souza Neto, S. de, & VedovattoIza, D. F. (2016). O trabalho docente na educação infantil: os desafios do processo de profissionalização do ensino. Educação Em Foco, 21(2), 447–474. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119728
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.