Direitos de Aprendizagem em Geografia: o lugar em sua potência
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019679Palavras-chave:
Lugar. Ensino de Geografia. Geografia Humanista.Resumo
Este artigo procura discutir direitos à aprendizagem em Geografia apresentados pelo MEC como pertencente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Num cenário de oito direitos para serem trabalhados ao longo do ensino fundamental, o texto foi construído a partir de um deles: “Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.” Neste sentido a potencialidade da categoria geográfica – lugar – será elucidada a partir do desenvolvimento de uma atividade em sala de aula que serviu como mote para as reflexões da pesquisa e argumentos neste texto. A pesquisa desenvolvida aponta a Geografia Humanista como uma possibilidade de compreensão do universo investigativo na contemporaneidade ao permitir deslocar diferentes sentidos pautados nas experiências dos sujeitos no lugar. Repensar noções como espaço e lugar propiciam a reflexão sobre a apropriação de diferentes sentidos e saberes na escola e fora dela e nos permite conhecer as relações que os sujeitos constroem no lugar.Downloads
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Publicado
2015-02-24
Como Citar
Dias, J. M. T. (2015). Direitos de Aprendizagem em Geografia: o lugar em sua potência. Educação Em Foco, 203–220. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019679
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Seção
Artigos
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