Direitos de Aprendizagem em Geografia: o lugar em sua potência

Autores/as

  • Juliana Maddalena Trifilio Dias

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462015019679

Palabras clave:

Lugar. Ensino de Geografia. Geografia Humanista.

Resumen

Este artigo procura discutir direitos à aprendizagem em Geografia apresentados pelo MEC como pertencente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Num cenário de oito direitos para serem trabalhados ao longo do ensino fundamental, o texto foi construído a partir de um deles: “Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.” Neste sentido a potencialidade da categoria geográfica – lugar – será elucidada a partir do desenvolvimento de uma atividade em sala de aula que serviu como mote para as reflexões da pesquisa e argumentos neste texto. A pesquisa desenvolvida aponta a Geografia Humanista como uma possibilidade de compreensão do universo investigativo na contemporaneidade ao permitir deslocar diferentes sentidos pautados nas experiências dos sujeitos no lugar. Repensar noções como espaço e lugar propiciam a reflexão sobre a apropriação de diferentes sentidos e saberes na escola e fora dela e nos permite conhecer as relações que os sujeitos constroem no lugar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Maddalena Trifilio Dias

Doutoranda em Geografia pela Unicamp. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela PucRio. Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Geografia pela UFJF. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UFJF. Tem experiência na área de Geografia e Prática de Ensino em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia escolar, ensino de Geografia, Geografia Humanista, crianças e favelas, saberes escolares e não-escolares.

Publicado

2015-02-24

Cómo citar

Dias, J. M. T. (2015). Direitos de Aprendizagem em Geografia: o lugar em sua potência. Educação Em Foco, 203–220. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019679

Número

Sección

Artigos