Probabilidade para os anos iniciais: de um estudo sobre significados atribuídos por alunos dos anos iniciais à elaboração de uma proposta

  • Anne Heloíse Coltro Ste lmastchuk Sobczak
  • Carlos Roberto Vianna
  • Emerson Rolkouski
Palavras-chave: Educação Matemática. Probabilidade. Anos Iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as respostas de alunos, dos anos iniciais, de escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em atividades envolvendo aspectos do conteúdo de Probabilidade. Descrevem-se alguns significados que os estudantes deste nível de ensino atribuem às probabilidades quando questionados sobre seu uso em problemas escolares. A partir da análise empreendida são apresentadas algumas propostas do material de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como possibilidades para superar equívocos evidenciados nas produções dos alunos.

Biografia do Autor

Anne Heloíse Coltro Ste lmastchuk Sobczak
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação pela mesma instituição. Atualmente, é Assessora da área de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
Carlos Roberto Vianna
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela mesma universidade. Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, desenvolvendo pesquisas sobre alfabetização matemática, história da educação matemática no Brasil e formação de professores.
Emerson Rolkouski
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação pela mesma instituição, doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, desenvolvendo pesquisas sobre alfabetização matemática, história da educação matemática no Brasil e formação de professores.
Publicado
2015-02-24
Seção
Artigos