Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641Palavras-chave:
liberalismo político, John Rawls, sociedade, pessoa, educação.Resumo
Esse artigo desenvolve uma análise crítica da teoria do liberalismo político de John Rawls, argumentando que acaba legitimando a organização político e econômico liberal, portanto sendo um fragmento da ideologia liberal. Tenta explorar a tensão entre, de um lado, a defesa que Rawls faz do liberalismo com uma forma política historicamente constituída e, de outro lado, sua tentativa de vincular a própria razoabilidade, um “poder moral” do cidadão, com o liberalismo, portanto sugerindo que o liberalismo seja a única forma racional da política. Analisa o papel que Rawls dá à filosofia política, seu construtivismo político, suas concepções da sociedade e da pessoa, bem como sua análise do julgamento político e razão pública. Termina com algumas reflexões sobre o papel da teoria de Rawls na educação política.Downloads
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Publicado
2015-10-29
Como Citar
Bannell, R. I. (2015). Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal. Educação Em Foco, 20(2), 195–230. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641
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Seção
Artigos
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