Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641Palabras clave:
liberalismo político, John Rawls, sociedade, pessoa, educação.Resumen
Esse artigo desenvolve uma análise crítica da teoria do liberalismo político de John Rawls, argumentando que acaba legitimando a organização político e econômico liberal, portanto sendo um fragmento da ideologia liberal. Tenta explorar a tensão entre, de um lado, a defesa que Rawls faz do liberalismo com uma forma política historicamente constituída e, de outro lado, sua tentativa de vincular a própria razoabilidade, um “poder moral” do cidadão, com o liberalismo, portanto sugerindo que o liberalismo seja a única forma racional da política. Analisa o papel que Rawls dá à filosofia política, seu construtivismo político, suas concepções da sociedade e da pessoa, bem como sua análise do julgamento político e razão pública. Termina com algumas reflexões sobre o papel da teoria de Rawls na educação política.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-29
Cómo citar
Bannell, R. I. (2015). Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal. Educação Em Foco, 20(2), 195–230. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.