Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal

Autores/as

  • Ralph Ings Bannell

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641

Palabras clave:

liberalismo político, John Rawls, sociedade, pessoa, educação.

Resumen

Esse artigo desenvolve uma análise crítica da teoria do liberalismo político de John Rawls, argumentando que acaba legitimando a organização político e econômico liberal, portanto sendo um fragmento da ideologia liberal. Tenta explorar a tensão entre, de um lado, a defesa que Rawls faz do liberalismo com uma forma política historicamente constituída e, de outro lado, sua tentativa de vincular a própria razoabilidade, um “poder moral” do cidadão, com o liberalismo, portanto sugerindo que o liberalismo seja a única forma racional da política. Analisa o papel que Rawls dá à filosofia política, seu construtivismo político, suas concepções da sociedade e da pessoa, bem como sua análise do julgamento político e razão pública. Termina com algumas reflexões sobre o papel da teoria de Rawls na educação política.

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Biografía del autor/a

Ralph Ings Bannell

Doutor em Teoria Social e Política pela Universidade de Sussex, Inglaterra. Pós-doutorado pelo Institute of Education, Universidade de Londres. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado nas áreas de filosofia da educação. Publicou o livro Habermas e a Educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2006) e organizou o livro Formação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo (Rio de Janeiro: 7 Letras/ FAPERJ, 2011). Email: ralph@puc-rio.br

Publicado

2015-10-29

Cómo citar

Bannell, R. I. (2015). Razão e Educação Política: Crítica de um Fragmento da Ideologia Liberal. Educação Em Foco, 20(2), 195–230. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019641

Número

Sección

Artigos