Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019628Palavras-chave:
Filosofia, Educação, Poética.Resumo
A educação se encontra intimamente ligada à idéia de possibilidade, não necessariamente à idéia de futuro. O futuro é apenas a forma em que nossa sociedade (moderna) tem dado direção e sentido ao problema do possível. Hoje, urge libertar a educação de sua inexorável referência ao futuro para poder abrir nela efetivos espaços de possibilidade. Cabe a nós, contemporâneos, pensar o “possível” de maneira mais radical, desatrelando-o de sua unívoca referência ao futuro. Cabe a nós liberar as crianças, os conteúdos, os procedimentos, as normas, os rituais e, em geral, todos os conceitos, emoções e gestos pedagógicos de sua monótona e implacável remissão ao futuro. Cabe a nós derramar um pingo de perenidade nisso que chamamos educaçãoDownloads
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Publicado
2016-04-29
Como Citar
López, M. V. (2016). Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade. Educação Em Foco, 20(1), 141–153. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019628
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Artigos
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