Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade

Autores/as

  • Maximiliano Valerio López Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019628

Palabras clave:

Filosofia, Educação, Poética.

Resumen

A educação se encontra intimamente ligada à idéia de possibilidade, não necessariamente à idéia de futuro. O futuro é apenas a forma em que nossa sociedade (moderna) tem dado direção e sentido ao problema do possível. Hoje, urge libertar a educação de sua inexorável referência ao futuro para poder abrir nela efetivos espaços de possibilidade. Cabe a nós, contemporâneos, pensar o “possível” de maneira mais radical, desatrelando-o de sua unívoca referência ao futuro. Cabe a nós liberar as crianças, os conteúdos, os procedimentos, as normas, os rituais e, em geral, todos os conceitos, emoções e gestos pedagógicos de sua monótona e implacável remissão ao futuro. Cabe a nós derramar um pingo de perenidade nisso que chamamos educação

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Biografía del autor/a

Maximiliano Valerio López, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Doutorado em Educação, com ênfase em filosofia da educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado em Educação, também pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro; Especialização em Ensino da Filosofia pela Universidade de Brasília; e Graduação em Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Cuyo - Argentina. Áreas de interesse: Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia e Filosofia com Crianças, atuando principalmente nas interfaces entre filosofia, poética e educação. Principais temas abordados: Biopolítica e Colonialidade; Filosofia e Infância; Poética da educação; Educação e Prática Filosófica. E-mail: maxlop@hotmail.com

Publicado

2016-04-29

Cómo citar

López, M. V. (2016). Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade. Educação Em Foco, 20(1), 141–153. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019628

Número

Sección

Artigos