Contributos para o Perfil do Turista Literário Brasileiro: Experiência e Motivação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6643908Palavras-chave:
turismo literário, turista literário, experiência, motivação, BrasilResumo
Esta investigação exploratória e quantitativa contribui dados empíricos sobre visitas de turismo literário. A recolha de dados realizou-se com um questionário desenhado para ser respondido, online, pelos participantes de um festival literário, questionando-os sobre as suas experiências prévias de turismo literário, modo de organização e preparação da visita, lugares literários visitados, motivações e aspectos surpreendentes da experiência. Os resultados indicam que as casas-museu de escritores são o lugar literário mais visitado e que os visitantes com rendimentos superiores preparam autonomamente as suas visitas, realizando pesquisas online e (re)lendo os textos literários. Em contraste, os que se encontram num escalão de rendimento inferior dependem frequentemente das adaptações audiovisuais de livros. Relativamente à motivação para visitar lugares literários, a maioria dos inquiridos indica a amplificação do conhecimento sobre a obra literária e o autor. Na experiência do turismo literário, a análise dos dados revela que existe uma interação emocional e intelectual na qual a imaginação e a visualização intervêm no processo de co-criação do lugar literário. Nesta investigação, os resultados são analisados a partir dos conceitos de experiência, motivação e de-diferenciação no âmbito dos estudos em turismo e do conceito de "realização" da teoria transacional da construção de sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









