Avaliação do Impacto da Política de Promoção Turística Internacional do Brasil

Autores

  • Daniel Pires Vieira Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Brasília. Especialista em Política e Indústria na Confederação Nacional da Indústria. https://orcid.org/0000-0002-2126-2750
  • Edmércia Teixeira Mestre em Economia/ UnB (2012). Graduada em Ciências Biológias/ UCB (2012).
  • Pedro da Silva Neto Mestre em Economia/ UCB (2021). Bacharel em Estatística/ UFPE (2012). https://orcid.org/0000-0002-7548-9360

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7262460

Palavras-chave:

Turismo, Políticas Públicas, Avaliação, Marketing

Resumo

O uso da avaliação de políticas públicas para aprimorar a ação governamental é uma necessidade premente, contudo a prática ainda é incipiente no Brasil. O presente trabalho visa contribuir com as discussões sobre avaliação de políticas públicas ao avaliar os resultados da política de promoção turística internacional do Brasil. Para tanto, foram coletados dados sobre os investimentos realizados pela Embratur em mercados prioritários entre os anos de 2014 e 2017. Para avaliação do impacto dos investimentos foram coletadas informações sobre o quantitativo de turistas recebidos e sobre o gasto médio diário per capita desses turistas. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas e análise de regressão de dados em painel. Os resultados encontrados evidenciam a não relação entre os investimentos realizados e o gasto dos turistas. Considerando o fluxo de turistas, os investimentos realizados mostraram-se positivos, porém somente para mercados de curta distância. As evidências encontradas permitem avaliar e orientar a política de promoção turística internacional.

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Biografia do Autor

Daniel Pires Vieira, Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Brasília. Especialista em Política e Indústria na Confederação Nacional da Indústria.

Doutor em Administração/ UnB (2017). Mestre em Administração/ UnB (2013). Bacharel em Relações Internacionais/ UnB (2004). Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Brasília. Especialista em Política e Indústria na Confederação Nacional da Indústria. Lattes - http://lattes.cnpq.br/8479518094057050. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2126-2750. E-mail: vieira.pires@gmail.com

Edmércia Teixeira, Mestre em Economia/ UnB (2012). Graduada em Ciências Biológias/ UCB (2012).

Mestre em Economia/ UnB (2012). Graduada em Ciências Biológias/ UCB (2012). Analista Técnico no Ministério da Economia. Lattes - http://lattes.cnpq.br/8868855595095915. E-mail: edmercia@gmail.com

Pedro da Silva Neto, Mestre em Economia/ UCB (2021). Bacharel em Estatística/ UFPE (2012).

Mestre em Economia/ UCB (2021). Bacharel em Estatística/ UFPE (2012). Estatístico no Ministério da Economia. Lattes - http://lattes.cnpq.br/2801132551302588. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7548-9360. E-mail: pedropvsn@gmail.com

Notas de Pesquisa Research Notes Notas de Investigación

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Publicado

2022-10-28

Como Citar

Vieira, D. P., Teixeira, E., & da Silva Neto, P. (2022). Avaliação do Impacto da Política de Promoção Turística Internacional do Brasil. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7262460