Avaliação do Impacto da Política de Promoção Turística Internacional do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7262460Palavras-chave:
Turismo, Políticas Públicas, Avaliação, MarketingResumo
O uso da avaliação de políticas públicas para aprimorar a ação governamental é uma necessidade premente, contudo a prática ainda é incipiente no Brasil. O presente trabalho visa contribuir com as discussões sobre avaliação de políticas públicas ao avaliar os resultados da política de promoção turística internacional do Brasil. Para tanto, foram coletados dados sobre os investimentos realizados pela Embratur em mercados prioritários entre os anos de 2014 e 2017. Para avaliação do impacto dos investimentos foram coletadas informações sobre o quantitativo de turistas recebidos e sobre o gasto médio diário per capita desses turistas. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas e análise de regressão de dados em painel. Os resultados encontrados evidenciam a não relação entre os investimentos realizados e o gasto dos turistas. Considerando o fluxo de turistas, os investimentos realizados mostraram-se positivos, porém somente para mercados de curta distância. As evidências encontradas permitem avaliar e orientar a política de promoção turística internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









