Indústria do Turismo na Rússia e na Pandemia Global da Covid-19: Ameaças, Contra-Ações, Tendências
DOI:
https://doi.org/10.34019/2238-2925.2021.v11.33306Resumo
O presente documento é dedicado ao impacto pandêmico da COVID-19 que se manifestou em todo o mundo desde o final de 2019 e afetou significativamente a indústria do turismo e da hospitalidade. Na Rússia e no mundo, o turismo está entre as indústrias mais afetadas pelas conseqüências das restrições e medidas antiepidemiológicas contra a COVID-19. O artigo divide os exemplos de mecanismos para superar as conseqüências da epidemia no turismo, desenvolvidos por diferentes estados e na Rússia, em 9 grupos (categorias), e os considera em um aspecto comparativo. COVID-19 exacerbou os problemas de relacionamento entre dois temas principais do mercado turístico - operadores turísticos e agentes de viagens. Numerosos mecanismos de apoio governamental à indústria turística russa não funcionam plenamente e não são suficientemente eficazes. O artigo discute esses problemas, destaca as principais tendências e perspectivas da indústria do turismo na Rússia e no mundo, e tenta delinear os contornos do futuro "pósСovid" do setor de turismo. A indústria está em profunda crise, mas ao mesmo tempo, espera novas idéias e tecnologias inovadoras, soluções criativas e propostas não-padronizadas. Provavelmente, os projetos turísticos, formados sobre estas bases e mecanismos, se tornarão novos motores de crescimento da indústria após o fim da pandemia.
Palavras-chave: Indústria turística; impacto da pandemia COVID-19 no turismo; indústria turística na Rússia; crise global do turismo; tendências e medidas de apoio aos temas do mercado turístico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.